Educação

Avaliação por estabelecimentos de ensino mostra diferenças do país, diz ministro
08-06-2006 18:52

Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou hoje (8), em entrevista coletiva na Radiobrás, que a avaliação da educação brasileira por estabelecimento de ensino foi uma medida importante tomada em sua gestão. Atualmente, os alunos de 4ª a 8ª séries são avaliados pelo Prova Brasil, e os alunos da 3ª série do ensino médio, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Nós sabemos, por exemplo, que o estado de São Paulo está em oitavo lugar no Enem. Contudo, há muitas boas escolas públicas no estado de São Paulo, que são das melhores do país. O mesmo vale para estados que vão muito bem, estados como o Rio Grande do Sul tem uma boa escola pública, mas há escolas que precisam de uma atenção especial, porque não são todas as que vão bem no Rio Grande do Sul", exemplificou Haddad.

Haddad disse que a comunidade deve se envolver com a educação, principalmente as famílias, que, segundo o ministro, estão um pouco distantes das escolas. "É preciso aproximar os pais, os responsáveis da escola, fazermos com que eles se preocupem com o desempenho dos seus filhos, que eles protejam a escola, que eles afastem a violência e o crime organizado das proximidades da sala de aula", disse o ministro.

Haddad citou algumas ações que fortalecem o ensino público brasileiro: a avaliação por estabelecimento, a Universidade Aberta que forma os professores, o livro didático do ensino médio, o reforço da merenda escolar, os computadores na escola, o dvd na escola, as bibliotecas na escola. "Tudo isso reforça a escola pública e a torna o centro da vida em sociedade".

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado