Educação

Candidato a bolsa do ProUni deve ter o mínimo de 45 pontos no Enem de 2005
22-05-2006 19:25

Brasília - Pela primeira vez, o Programa Universidade para Todos (ProUni) será realizado no segundo semestre letivo, com oferta de 47.059 bolsas em 834 instituições em todo o país. Os números foram apresentados pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva hoje (22).

Do total de bolsas, 35.162 serão integrais e 11.897, parciais. Segundo o coordenador do ProUni, Celso Ribeiro, uma mudança nessa nova etapa de seleção será a exigência de que o candidato apresente nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. "Muitos alunos tiveram boas notas no Enem 2005 e agora terão uma nova oportunidade", acrescentou o ministro.

Como nas outras edições, para obter bolsa integral o estudante deve ter renda familiar de até R$ 525 por pessoa. Já para a parcial, a renda deve ser de R$ 1.050 por familiar. O estudante também precisa ter feito o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em colégio particular.

Haddad ressaltou que nem todas as instituições de ensino superior realizam vestibular no meio do ano. Mesmo assim, mais 56 entraram no programa, totalizando 834 instituições que vão oferecer bolsas de estudos. "Nós vamos averiguar o número de inscritos pela primeira vez [para o segundo semestre]. A expectativa, pelo número recorde de alunos que fizeram o Enem, é de que esse número ainda será bastante elevado", disse.

O ministro fez um apelo aos estudantes, para que se inscrevam apenas se realmente desejarem a bolsa, a fim de evitar atraso no processo seletivo. "Recomendo aos alunos que não têm a intenção da matrícula que não concorram à bolsa, porque isso acaba atrasando o semestre letivo daquele que fica por último", argumentou. Depois da fase de matrícula nas faculdades, as bolsas que sobram são redistribuídas em uma segunda etapa de seleção do ProUni, o que ocorre geralmente no início do semestre.

Desde a sua criação, no final de 2004, o ProUni já concedeu 202.241 bolsas. Para o segundo semestre, o ministério supera em quase 20% a sua expectativa de oferta de bolsas, que era de 40 mil para este período. De acordo com Haddad, cerca de 2,2 milhões de alunos participaram do Enem em 2005. Desse total, cerca de 800 mil se inscreverem no ProUni no início do ano, quando foram concedidas 91.609 bolsas. Portanto, ainda existem pelo menos 700 mil potenciais candidatos. "Não sei se todo mundo que participou do primeiro processo estará no segundo", afirmou

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado