Educação

Curso pré-vestibular público da TV Educativa completa três anos
12-11-2006 02:07

O projeto Eureka, o pré-vestibular público da TV Paraná Educativa, completou três anos neste sábado (11) com mais um “aulão” preparatório para os vestibulares de novembro e dezembro. O evento foi transmitido ao vivo, das 14h às 17h, e contou com a participação de 915 alunos da rede pública, além daqueles que puderam acompanhar pela televisão, internet (www.pr.gov.br/eureka) e pelos 55 Tel-centros instalados em todo o Paraná.

O Eureka, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Estratégicos, e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entrou em sua sexta edição e tem sempre a colaboração de professores voluntários.

“Só neste sábado, foram 13 professores voluntários, colaborando para que esses alunos, que normalmente não têm revisões de véspera, possam reforçar seus conhecimentos e se preparar para o vestibular. O que antes era privilégio de quem podia pagar um cursinho particular, hoje é uma oportunidade de todos”, afirmou o ordenador e apresentador do Eureka, professor Marlus.

O professor de inglês, Jomar Lima, com mais de 25 anos de experiência, é um dos voluntários do projeto Eureka. “Já participei outras vezes. É um prazer enorme fazer parte desse evento e de um momento tão decisivo para esses alunos”, afirmou.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, lembrou do compromisso assumido pelo governador Roberto Requião para 2007. “O aulão do vestibular e também o do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um compromisso assumido pelo governador. A partir de 2007, os dois eventos serão feitos de forma periódica e o cursinho pré-vestibular gratuito será uma realidade”, destacou.

A aluna do Colégio Estadual Costa Viana, de São José dos Pinhais, Juliana Dalepa, disse que o “aulão” vai ajudar na hora em que for fazer o vestibular. “Acho legal a oportunidade de ter esse aulão. É super importante na hora de realizar as provas”, disse a estudante de 17 anos.

Desde o início, o Eureka já transmitiu 156 programas, aos sábados e domingos, com a participação de 160 professores de escolas públicas e particulares, para 3.900 alunos da rede pública e privada, que assistiram às aulas como platéia efetiva.

Vestibular UFPR – No próximo domingo (19), o Eureka fará uma edição especial às 19h45 na TV Paraná Educativa para comentar o gabarito oficial da UFPR. Um dia antes, emissora vai retransmitir o aulão deste sábado (11) para ajudar os alunos a reforçar a matéria na véspera do concurso. A aula também ficará arquivada na página do Eureka para quem quiser rever: www.pr.gov.br/rtve/eureka.shtml .

Afrodescendentes – Alunos beneficiados pelo programa de bolsas Afroatitude participaram do aulão, fazendo um trabalho de prevenção e conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) junto aos alunos da rede pública. Camisinhas e informativos foram distribuídos.

O Afroatitude é programa feito pelas universidades que adotaram políticas afirmativas – como a UFPR –, além da Secretaria Especial de Direitos Humanos, a Secretaria Especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério da Saúde – este, responsável pelos recursos financeiros.

Segundo a coordenadora do Afroatitude no Paraná, Rita Esmanhoto, só na UFPR, são 50 acadêmicos beneficiados. “Em troca da bolsa da R$ 241,51, os alunos se envolvem em trabalhos sobre direitos humanos, estudos afrobrasileiros e DST-Aids”, explicou.

AEN
Foto: José Adair Gomercindo-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado