Educação

Cursos de língua estrangeira ganham adesão nas escolas públicas do Paraná
25-05-2007 19:08

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com as embaixadas de diversos países e através do Centro de Ensino de Língua Estrangeira Moderna (Celem), está ofertando cursos de idiomas nas escolas públicas do Paraná. Têm prioridade nas vagas os alunos das escolas estaduais, que fazem o curso em horário alternativo ao seu turno escolar.

A oferta é de responsabilidade tanto do Estado como das embaixadas, que oferecem acompanhamento técnico na elaboração do material didático e a metodologia para os professores, que ensinam o nível básico de cada língua. A proporção é de 70% das vagas para alunos da escola, 10% para professores e funcionários e os 20% restantes podem ser destinados à comunidade.

A coordenadora do Celem, professora Sandra Aguilera Alcova, explica que toda escola pública oferece obrigatoriamente uma língua estrangeira moderna como matéria do currículo. “No Paraná, a preferência maior tem sido pelo inglês”, disse.

Neste ano, o Celem deixou de ofertar o inglês como curso extra, exceto nas escolas que ofertam outras línguas. Assim, elas podem optar tanto pelo inglês, como pelo espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, polonês, ucraniano e até mandarim, dependendo do interesse da comunidade.

Segundo Sandra, a maior demanda passou a ser pelo curso de espanhol. “Temos uma procura bastante dirigida, de acordo com a vocação econômica de cada região. E, por causa da extensa região de fronteira com os países de língua espanhola, o espanhol é hoje o carro chefe do Celem”, explica.

Na região de Irati, o ucraniano é a língua preferida, em razão da grande representação dessa etnia naquela comunidade. Nas localidades onde a presença das comunidades japonesas é relevante, como Maringá, Londrina e Guarapuava, essa língua é a mais solicitada.

A coordenadora explica que, independente do idioma ofertado no currículo, as escolas que ainda não têm podem solicitar a língua desejada junto ao Celem. Para isso, devem encaminhar um roteiro contendo a ata do conselho escolar, aprovando o requerimento. É necessário também que haja disponibilidade de salas e professores, que devem ser do quadro próprio do estado e terem habilitação para lecionar o idioma.

Oferta e procura – O espanhol tem o maior número de interessados: 13.509 alunos. É seguido pelo francês, com 1.831 estudantes; e pelo inglês com 1.244 alunos, que se matricularam antes que fosse cessada a oferta. O alemão aparece com 799 inscritos; o japonês com 431 e o italiano conta com 401. Em menor escala vem o ucraniano, com 134 alunos, o mandarim, com 80 e o polonês, com 18 alunos. Sandra afirma que os idiomas que aparentemente representam menor procura têm como motivo principal a escassez de professores.

O Celem é um departamento da Secretaria Estadual da Educação criado a mais de seis anos. O departamento, que estava se extinguindo em 2002 e foi resgatado e impulsionado, despertou grande interesse e procura pelos alunos, professores e comunidade.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado