Educação

Cursos de Pós-Graduação podem ser financiados pela CEF
02-05-2006 20:11

Estudante pode financiar até 100% do valor do curso

A Caixa Econômica Federal lançou hoje (02/05), o Financiamento para cursos de Pós-Graduação, linha de crédito voltada para cursos "lato ou strito sensu". A modalidade prevê o financiamento integral do curso, que pode chegar a R$ 30 mil, com taxa de juros de 2,35% ao mês.

Com essa modalidade de crédito, o estudante pode se beneficiar ou negociar possíveis descontos ou bolsa junto às Instituições de Ensino Superior (IES), já que pagam à vista o valor total do curso, e ainda dispor de um período maior de financiamento do que aquele oferecido pelas instituições, que normalmente é de 18 meses, equivalente ao período do curso. Pela CAIXA, o estudante tem até 36 meses para quitar o financiamento.


Já as IES Superior tem como benefício a eliminação da inadimplência, além de reduzir despesas administrativas e financeiras, como boletos de cobrança, tarifas bancárias entre outros. O valor recebido antecipadamente incrementa o capital de giro da empresa e possibilita maior possibilidade de ganhos financeiros. Já estão sendo realizados convênios de parceria entre a CAIXA e as Instituições de Ensino Superior que poderão propiciar ainda mais vantagens aos interessados em cursar pós-graduação e às próprias faculdades.


Para solicitar o crédito basta se dirigir a uma das 2.372 agências da CAIXA espalhadas pelo País, com documentos de identificação, comprovantes de rendimento e matrícula. A CAIXA exige ainda que IES seja reconhecida pelo Ministério da Educação.

MERCADO

O Censo Demográfico 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 5,5 milhões de pessoas concluíram o nível superior.

Quanto aos cursos de pós-graduação, os dados apontam que entre 2001 a 2003 houve um crescimento médio de 24% do número de instituições que oferecem esse tipo de curso. Somente o setor privado cresceu 57%, e este representa 97% do crescimento total obtido no período.

A expectativa da CAIXA é beneficiar, principalmente, as pessoas que até então não tinham condições de investir na capacitação profissional e que por meio da nova modalidade de crédito, poderão realizar o curso desejado para aprimorar os seus conhecimentos e aumentar a sua competitividade no mercado, além de atender também, o segmento dos recém-formados que ainda não tem condições para pagar uma especialização. "O banco pretende oferecer crédito com prestações acessíveis e compatíveis com a capacidade de pagamento destas pessoas e com isso contribuir para sua melhoria na capacitação laboral e produtiva", explica o superintendente da CAIXA na área de Empréstimos para Pessoa Física e Microfinancas, José Humberto de Lira.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado