Educação

Cursos de universidades públicas têm avaliação melhor do que os das instituições privadas
09-08-2006 16:33


Brasília - E/D. Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Reynaldo Fernandes, ministro da Educação Fernando Haddad, secretário de Educação Superior do Mec Nelson Maculan, diretor de Estatísticas e Avaliação do Inep Dilvo Ristoff, durante apresentação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ( Enade ). Foto: Foto Elza Fiúza/ABr




Brasília - Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005, divulgados pelo Ministério da Educação, mostram que os cursos de instituições de ensino superior públicas tiveram maior proporção de conceitos altos em relação aos registrados pelas instituições privadas. Cada instituição recebeu uma avaliação de uma escala entre um e cinco. A partir de quatro, o conceito é considerado alto.

Dentre as federais, 56,3% do total tiveram os conceitos altos, no caso das estaduais, esse percentual é de 40,6%. As instituições municipais de ensino superior concentraram o maior número de conceitos baixos com 37,5%, seguidas pelas organizações privadas de ensino superior, com 23,3% do total com notas entre um e dois.

Do total de cursos avaliados em 2005, a maior parte, 53% se enquadram no conceito considerado médio pelo MEC. Vinte por cento se enquadra no conceito médio e 27% nos mais altos. O exame é aplicado aos estudantes que estão ingressando e concluindo o ensino superior.

“Isso permite avaliar o valor agregado aos estudantes durante o curso. Não só as universidades públicas formam bons profissionais, mas do ponto de vista de agregar valor aos alunos que recebem o desempenho surpreendeu”, afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O Enade de 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação de 20 áreas de conhecimento. O número de alunos corresponde a quase 53% dos estudantes universitários brasileiros.


Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado