Educação

Dois terços dos aprovados no vestibular da UFPR freqüentaram escola pública
12-01-2007 16:05

Cerca de dois terços dos aprovados no vestibular 2007 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) freqüentaram a escola pública, segundo revela um estudo do perfil do vestibulando elaborado pelo Núcleo de Concursos da instituição. Conforme os questionários sócio-econômicos aplicados no ato da inscrição, 64% dos 4.420 aprovados no vestibular passaram pela escola pública. E quase um terço do total –30%– estudaram integralmente em escolas públicas, desde a educação infantil até o ensino médio.

Esses resultados confirmam que o desempenho dos alunos oriundos das escolas públicas vem aumentando gradativamente, nos últimos três, nos vestibulares mais concorridos do Paraná. No vestibular de 2006 da UFPR, 52,28% dos aprovados –ou pouco mais da metade do total– haviam cursado o ensino médio, total ou parcialmente, em escolas estaduais, superando com larga folga, de mesma forma que neste ano, a cota de vagas reservada pela universidade para os alunos oriundos das escolas públicas e afro-descendentes.

Para Maurício Requião, secretário estadual da Educação, os números são gratificantes e reafirmam o resgate da credibilidade da Educação Pública. Para ele, estão de parabéns os alunos que conquistaram as vagas e, em especial, os professores que os prepararam. “Estamos no caminho certo e, com o Livro Didático Público, a TV Paulo Freire e todos os investimentos que temos feito em capacitação, vamos aprimorar ainda mais a qualidade do ensino”, disse.

Para Mary Lane Hutner, chefe do Departamento de Ensino Médio da Secretaria, o resultado desse e outros vestibulares mostram o acerto das novas políticas educacionais adotadas pelo Estado do Paraná nos últimos quatro anos, que têm como enfoque principal a formação integral do aluno. “O aluno da escola pública está concluindo o Ensino Médio melhor preparado, seja para enfrentar com êxito um vestibular, seja para buscar o mercado de trabalho”, afirmou

“A Secretaria da Educação vem investindo continuamente na melhoria do ensino da pública”, disse Mary Lane. Entre os programas e ações específicos para o Ensino Médio, a chefe do Departamento destaca a formação continuada dos professores, a incorporação das disciplinas de Sociologia e Filosofia nos colégios estaduais, a produção de materiais didáticos para alunos e professores, entre eles o Livro Didático Público, e os investimentos nos laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática.

A Universidade Federal do Paraná está fazendo um acompanhamento interno para avaliar o desempenho dos alunos oriundos da rede pública e, conforme o Núcleo de Concursos, além do desempenho ser satisfatório, o índice de permanência também vem se apresentando positivo.

Agência Estadual de Notícias
Foto SECS: Maurício Requião, secretário estadual da Educação.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado