Educação

Escolas públicas do Paraná terão reforço de mais 2.090 professores
14-07-2006 14:33

O governador Roberto Requião aprovou a solicitação da Secretaria da Educação, de ampliar o número de vagas no concurso realizado em 2004. Agora serão chamados mais 2.090 professores, que com isso totalizarão 95% de aproveitamento dos aprovados nesse concurso.

Dentre as disciplinas contempladas com a ampliação destacam-se Educação Artística, com mais 511 professores; Física, ampliada em mais 194 vagas; Química, em 145 vagas; Sociologia, ampliada em mais 37 professores; Filosofia, com mais 44; Espanhol, ampliada em mais 80 vagas; Ensino Profissionalizante, com 402 novas vagas e 670 vagas para Pedagogia, a área que mais aumentou o número de vagas.

“Destacamos aqui, aquelas disciplinas que ofertarão números mais expressivos de vagas, porém, todas elas terão um novo quadro, e o critério para ampliação é a necessidade de professores por disciplina”, explica Sheila Regina Basso Assef, chefe do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria.

Ela complementa que o fato de as disciplinas de Sociologia e Filosofia se tornarem obrigatórias, depois da determinação do Conselho Nacional de Educação, não fará com que o número de professores dessas áreas seja maior. “Aqui no Paraná, essas disciplinas já estão sendo ministradas na maioria das escolas, dessa forma, já estamos com o quadro de professores em ação, e até que haja um novo concurso, provavelmente em 2007, essa ampliação será suficiente”, afirma.

Sheila alerta para que os professores que estão na fila de espera para essas vagas, fiquem atentos ao chamado para realização do exame médico a ser divulgado, pois aqueles que perderem a data serão automaticamente eliminados. Outra observação é de que o chamamento ocorrerá por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Segundo Sheila, após essa primeira chamada, haverá mais uma ampliação. “Nessa primeira etapa, os professores serão chamados em nível regional, através dos NREs. Espera-se que na seqüência, mais 600 vagas em todo o Estado venham a ser distribuídas contemplando mais um quadro de educadores que também serão efetivos”, completou Sheila.

O Concurso Público para professores da Rede Pública Estadual de Educação ofertou um total 9.943 vagas. Com a ampliação já autorizada, esse número passa para 12.033 vagas. Assim, o Estado passa a contar com 58.090 cargos ocupados por educadores concursados efetivos.

Agência Estadual de Notícias
Foto: SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado