Educação

Implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é tema de seminário
10-08-2006 18:08

Recife - A avaliação das instituições públicas federais de ensino é um assunto polêmico porque nem sempre os resultados alcançados são os que se pretende. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Paulo Speller, na abertura de um seminário sobre implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), na Universidade Federal de Pernambuco.


"O procedimento é necessário para reconhecer o que é positivo e identificar as dificuldades inerentes ao processo educativo. Muitas vezes as pessoas não gostam de ouvir verdades sobre as dificuldades. No entanto, o objetivo da avaliação não é o de penalizar o que vem funcionando mal, mas solucionar os problemas a partir de novas propostas”.


Segundo Speller, o desafio depois que se identificam as dificuldades é formular estratégias no sentido de superá-las. "A avaliação vem passando por um aperfeiçoamento em nosso país. No passado era concentrada praticamente no desempenho dos alunos e atualmente estão sendo levados em consideração, além disso, as condições materiais de bibliotecas, salas de aula, informatização, laboratórios, como também o nível de qualificação dos docentes, além de outros elementos".


Speller lembrou que as universidades devem preparar os estudantes não só pensando na colocação profissional. "Nossos jovens também precisam ter inserção cidadã responsável. Eles têm um papel social a cumprir no sentido de levar sua contribuição para melhoria das condições de vida da sociedade", argumentou.


O objetivo do encontro é formular propostas de aperfeiçoamento do Sinais, que antes era limitado ao Provão e agora incorpora outros indicadores. Um dos componentes introduzidos recentemente no projeto é a avaliação dos alunos que ingressam nas universidades e dos que concluem os cursos.


O seminário, que reúne reitores, pró-reitores e comissões de avaliação do ensino superior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, será encerrado amanhã com a elaboração de um documento, contendo sugestões para melhorar o processo de avaliação, nas instituições públicas federais de nível superior. Os debates serão realizados hoje e amanhã (11) no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco.


Márcia Wongho
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado