Educação

Líder sindical diz que número de professores universitários ainda é insuficiente
06-03-2006 18:23

Brasília – A seleção de 4 mil novos professores para as universidades brasileiras por concurso público é tida como um "avanço" pelo vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Paulo Rizzo, embora o número ainda não seja suficiente. Segundo ele, as universidades federais precisariam de 8 mil professores.

"Estamos em uma situação muito difícil de carência de professores. Começou também um processo de expansão, o governo federal está criando novos campi, novas universidades. Então efetivamente tem que haver contratações. Agora, o número não é suficiente", disse Rizzo.

Das 4 mil vagas criadas, 1.750 serão destinadas ao projeto de expansão universitária do governo e as outras, à reposição do quadro das instituições de ensino superior. "O que está acontecendo é que, com a expansão universitária, estamos emprestando professores. A expansão está sendo feita sem criar novos cargos", disse Rizzo.

De acordo com o MEC, com essas novas 4 mil vagas, o governo totaliza 9 mil contratações de professores universitários por concurso público, autorizadas desde 2003. A maior parte delas para ser preenchida este ano.

"No governo Fernando Henrique Cardoso a autorização para realizar concursos públicos passou a ser controlada pelo Ministério do Planejamento. E aí, congelaram as contratações. No último governo, houve uma retomada de contratações, mas evidente que a defasagem é muito grande", destacou o vice-presidente do Andes.

A expectativa é de que os 4 mil professores selecionados por concursos públicos sejam nomeados até 30 junho de 2006. A maior parte das vagas será destinada para a região Sudeste do país, onde serão contratados 1.325 docentes, e para a região Nordeste, com 1.231 novas vagas.

A distribuição das vagas é feita em conjunto com os reitores a partir de um levantamento das carências de docentes nas instituições do país. Quem quiser informações sobre os concursos públicos pode acessar a página do Ministério da Educação: www.mec.gov.br.

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado