Educação

Lista de pré-selecionados para bolsas do ProUni tem mais de 97 mil estudantes
20-12-2006 21:39

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Educação divulgou hoje (20) a lista dos estudantes pré-selecionados para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com o coordenador do programa, Celso Carneiro Ribeiro, foram selecionados 97.072 mil candidatos para bolsas em universidades de todo o país.


Os alunos que concorrem a bolsas no ProUni foram selecionados de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Este ano a média dos alunos selecionados foi de 62,73 pontos.


Segundo Ribeiro, a novidade foi que, pela primeira vez, a média dos alunos cotistas superou a média dos outros candidatos. “Essa foi a grande surpresa". A média dos cotistas ficou em 62,82 e dos não-cotistas, em 62,69. Foi uma diferença pequena, mas significativa, disse ele. "Isso mostra um pouco da disputa pelo ProUni e a qualidade dos candidatos”.

Dos 30 primeiros classificados, 17 escolheram o curso de medicina; 3 o de engenharia; 3 o de direito; e 2 o de psicologia. Nos cursos de veterinária, design, tecnologia de sistemas da informação, arquitetura e ciências contábeis, a proporção foi de um candidato por vaga.


O primeiro colocado, que escolheu o curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, teve 97,62 pontos no Enem. O segundo, que fará o curso de design no Centro Universitário Senac de São Paulo, obteve 95,58 pontos no exame. O terceiro, que também fará medicina, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ficou com 95,24 pontos no Enem.

Ribeiro também informou que hoje o ProUni tem 167.437 alunos em todo o país cursando a universidade por meio das bolsas que oferece. Até hoje, informou o coordenador do programa, 1.126 bolsistas já concluíram cursos universitários.

Os alunos selecionados devem procurar a universidade à qual se candidataram entre os dias 26 de dezembro e 2 de fevereiro para comprovação dos dados fornecidos na hora da inscrição no ProUni. No dia 12 de fevereiro, o Ministério da Educação divulgará a seleção final dos alunos que vão ganhar as bolsas.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado