Educação

Lula defende sistema de avaliação nacional do ensino antes da 4ª série
15-03-2007 16:33

Brasília - Ao apresentar as linhas gerais do Plano de Desenvolvimento da Educação para educadores do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu hoje (15) que o acesso à educação cresceu no Brasil, porém o ensino continua com baixa qualidade.

“Nós estamos entre os piores do mundo”, afirmou o presidente, em cerimônia no Palácio do Planalto. “O Estado Brasileiro nas últimas décadas não deu resposta para isso.”

Lula defendeu que o Prova Brasil seja aplicado antes da 4ª série como forma de mapear as condições do ensino fundamental.

“Não temos como esperar quatro anos para fazer uma prova. Ou medimos essas crianças mensalmente, quinzenalmente, semanalmente, diariamente ou não tem jeito.”

O presidente afirmou que diversas pessoas foram chamadas para colaborar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Educação, como os ex-ministros Cristovam Buarque (PDT – DF) e Paulo Renato (PSDB-SP). Segundo ele, o governo quer ouvir quem pode contribuir, independentemente de partido.


O Prova Brasil, citado por Lula, é desenvolvido e realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A primeira edição ocorreu em novembro de 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.


O exame foi realizado em 5.398 municípios de todas as unidades da federação, avaliando 3,3 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.

Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática, com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todas as unidades da federação e, ainda, nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Além das provas, os alunos responderam a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.


Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado