Educação

Mais 40 colégios estaduais terão rampas para alunos com necessidades especiais
09-07-2007 18:14

A Secretaria de Estado da Educação vai construir rampas de acesso em mais 40 colégios da Rede Estadual de Ensino, para atender aos alunos com necessidades especiais. O governador Roberto Requião autorizou a Secretaria a formalizar o Termo Aditivo ao Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que irá repassar R$ 237.600,00 para custear parte das obras, cabendo ao Governo do Estado complementar os recursos necessários.

O programa de acessibilidade que prevê a construção de rampas, banheiros adaptados, alargamento de corredores e portas, facilitando o acesso de alunos em cadeira de rodas e com dificuldade de locomoção, foi iniciado em 2003, dentro da filosofia de promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no processo de ensino. Desde então, todos os projetos de novas escolas já contemplam obrigatoriamente as adaptações arquitetônicas, visando ao acesso pleno de todos os alunos às dependências escolares.

Para a chefe do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria, professora Angelina Matiskei, a escola é a segunda casa dos alunos, sendo assim esse ambiente precisa estar aptos a recebê-los. “Uma escola para todos tem que possibilitar o direito pleno de ir e vir do aluno que apresente qualquer tipo de limitação física. A inclusão democratiza o tempo e o espaço escolar. Logo, temos que tornar este espaço acessível a todos, daí a importância deste projeto”, disse Angelina.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado