Educação

MEC divulga regras para concessão de bolsas remanescentes do ProUni
02-03-2007 17:09

Brasília - As instituições particulares de ensino superior poderão oferecer as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) para alunos classificados no vestibular. As regras para a concessão das bolsas remanescentes para o primeiro semestre de 2007 foram publicadas hoje (2) no Diário Oficial da União em uma portaria do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a portaria, as universidades e faculdades particulares poderão conceder bolsas conforme a classificação do estudante em processo seletivo próprio, inclusive vestibular, para turmas iniciadas neste semestre. Caso ainda sobrem bolsas, as instituições poderão concedê-las conforme o desempenho acadêmico dos estudantes de turmas iniciadas em anos anteriores.

Terão prioridade os estudantes professores da rede pública de ensino matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, além dos autodeclarados indígenas.

As instituições que optarem por conceder as bolsas remanescentes em processo seletivo próprio ou de acordo com o desempenho do estudante têm do dia 19 de março a 13 de abril para emitir a documentação pelo Sistema do ProUni (SisProuni) na página do programa na internet.

As universidades e faculdades particulares devem divulgar a todos os alunos a quantidade de bolsa disponível em cada curso e a listagem dos estudantes inscritos para concorrer a uma vaga. A lista deve ser afixada em locais de grande circulação das instituições e em suas páginas na internet.

Na primeira etapa do ProUni foram oferecidas 108 mil bolsas de estudo. Dessas, foram ocupadas quase 75 mil pelos alunos pré-selecionados. As outras 33 mil bolsas estão sendo concedidas para os alunos reclassificados, que têm até segunda-feira (5) para apresentar documentação à instituição de ensino superior em que desejam a vaga. Quem não apresentar os documentos até essa data perderá o direito à bolsa, que será oferecida novamente a outros candidatos.

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado