Educação

Paraná é o maior parceiro de campanha mundial da ONU para plantio de árvores
27-06-2007 19:26

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira (27) que o Paraná tornou-se o maior parceiro da ação mundial “Plantemos para o Planeta – Campanha do 1 Bilhão de Árvores”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A campanha foi idealizada pela professora africana Wangari Maathai - Prêmio Nobel da Paz de 2004 e fundadora do Movimento Cinturão Verde do Kenya - e tem como meta o plantio de 1 bilhão de árvores em 2007.

“A contribuição paranaense se dará através do programa Mata Ciliar, que, como a campanha mundial, estimula o plantio de árvores de espécies nativas. Nesta semana, assumimos o compromisso de plantarmos, até o final deste ano, 20 milhões de mudas. Sem dúvida, será a maior colaboração da campanha”, afirmou.

Somente neste ano, o programa Mata Ciliar - coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e executado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - promoveu o plantio de 5,8 milhões de mudas, já cadastradas na campanha. Este total corresponde a 93% das 6,3 milhões de árvores registradas plantadas no Brasil e a 23% das 22 milhões de árvores plantadas em 2007 pelos parceiros no mundo da Campanha “Plantemos para o Planeta – 1 Bilhão de Árvores”.

“Até o final do ano, o programa paranaense irá cadastrar o plantio de outras 14 milhões de mudas, chegando ao expressivo número de 20 milhões de mudas plantadas”, comentou o secretário. O programa Mata Ciliar é considerado o maior programa de plantio de árvores nativas do mundo e já plantou mais de 61 milhões de mudas no Paraná desde 2003.

Meryem Amar, diretora de Comunicações e Informações Públicas do PNUMA, entrou em contato com os coordenadores do programa e elogiou a iniciativa do Estado. “Esta é uma notícia fantástica, nós realmente precisamos promover esta iniciativa paranaense e listá-la entre nossos parceiros”, disse a diretora.

Campanha – No site da “Plantemos para o Planeta – Campanha do 1 Bilhão de Árvores” (www.unep.org/billiontreecampaign) todos os setores da sociedade são incentivados a firmar compromissos com a campanha para o plantio de árvores. Entidades, escolas, grupos comunitários, organizações não governamentais e do setor privado, agricultores, autoridades locais, governos nacionais e estaduais já cadastraram suas colaboração.

Os participantes que se comprometem também ofertam no site informações sobre acompanhamento das mudas. Desta forma, o PNUMA, em parceria com os mecanismos de certificação (como o Conselho de Manejo Florestal), verifica a idoneidade dos resultados cadastrados.

Segundo Meryem, em breve o Paraná irá receber visita oficial do PNUMA e de entidades certificadoras para aferir os resultados cadastrados. “Veremos a possibilidade de diretor executivo, Achim Steiner, ir ao Paraná ainda em 2007 para conhecer o Programa Mata Ciliar. Caso não seja possível, será agendada outra visita oficial”, garantiu Meryem.

Para o coordenador estadual do programa Mata Ciliar, Paulo Roberto Caçola, a visita oficial do PNUMA deverá acontecer na semana da Árvore, em setembro, quando serão plantadas 8 milhões de mudas em todos os municípios do Estado.

Programa - O Programa Mata Ciliar teve início em 2003 com o objetivo de plantar 90 milhões de mudas nativas. Para dar suporte ao cumprimento da meta, foram investidos mais de R$ 15 milhões na reforma dos 20 viveiros estaduais e aquisição de outros 412 viveiros, que foram doados a municípios e entidades para colaborar com a produção de mudas de espécies nativas que seriam utilizadas pelo programa.

“Diversos segmentos sociais uniram-se à nossa causa e estão auxiliando com a produção, distribuição e plantio de milhões de mudas. São universidades, cooperativas e instituições de apoio a pessoas com necessidades especiais, para citar alguns parceiros, que estão nos ajudando a transformar a realidade ambiental do Paraná”, o coordenador técnico do Programa no IAP, Sergio Bittencourt. Ele acrescentou que a colaboração das comunidades tem sido fundamental para o sucesso das ações.

Com estes investimentos, nos últimos três anos a produção anual de mudas para recomposição da cobertura florestal no Estado passou de 1 milhão de mudas nativas para 30 milhões. Hoje, um único viveiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) é capaz de produzir o que antes era produzido em todo o Estado durante um ano.

Nos próximos quatro anos, o programa irá investir R$ 20 milhões, possibilitando o repasse anual de 15 quilômetros de arame para confecção de cercas a cada um dos municípios conveniados, além de sementes, fertilizantes e substrato florestal para a produção de mudas.


Agência Estadual de Notícias
Foto:Arquivo/SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado