Educação

Paraná firma convênio com Espanha para aperfeiçoar ensino de espanhol
11-06-2007 17:29

O governador Roberto Requião autorizou o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério da Educação e Ciência do Reino da Espanha, para aprimorar o conhecimento dos professores que lecionam a língua espanhola. O termo foi assinado, também, pela “Consejería de Educación”, da embaixada espanhola em Brasília, e a associação dos professores de Espanhol do Paraná.

O Celem, Centro de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria, oferta cursos de idiomas nas escolas públicas do Paraná, em horário alternativo ao turno escolar. A oferta é de responsabilidade tanto do Estado como das embaixadas, que dão acompanhamento técnico na elaboração do material didático e na metodologia usada pelos professores. A proporção é de 70% das vagas para alunos da escola, 10% para professores e funcionários e os 20% restantes podem ser destinados à comunidade.

A coordenadora do Centro de Ensino de Língua Estrangeira Moderna (Celem), Sandra Aguilera Alcova, explica que antes mesmo de o convênio ter sido assinado, os professores de Curitiba já participaram da primeira etapa do aprimoramento de Espanhol, ainda em 2006. “Os cursos de 80 horas serão ministrados descentralizadamente, pela embaixada espanhola. A próxima fase será para os professores da região de Cascavel”, disse. Ela adiantou que parcerias semelhantes devem ocorrer com os ministérios da Itália, do Japão e outros, todos por meio de suas embaixadas.

Sandra explicou ainda, que toda escola pública oferece obrigatoriamente aos alunos, uma língua estrangeira moderna como matéria do currículo. “Além disso, o Celem propõe o ensino de outras línguas, sendo que o Espanhol fica em segundo lugar na preferência dos estudantes paranaenses. A preferência maior tem sido pelo inglês”, disse.

Entretanto, depois que o Celem deixou de ofertar o inglês como curso extra, a demanda maior tem se voltado para o Espanhol. O centro manteve a oferta de língua inglesa nas escolas que têm outras línguas como disciplina obrigatória no currículo, como espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, polonês, ucraniano e até mandarim,. “Temos uma procura bastante dirigida, de acordo com a vocação econômica de cada região. E, por causa da extensa região de fronteira com os países de língua espanhola, o espanhol é hoje o carro-chefe do Celem”, disse Sandra.

O espanhol tem o maior número de interessados: 13.509 alunos. É seguido pelo francês, com 1.831 estudantes; e pelo inglês com 1.244 alunos, que se matricularam antes que fosse cessada a oferta. O alemão aparece com 799 inscritos, o japonês, com 431, e o italiano conta com 401. Em menor escala vem o ucraniano, com 134 alunos, o mandarim, com 80, e o polonês, com 18 alunos. Sandra afirma que os idiomas que aparentemente representam menor procura têm como motivo principal a escassez de professores.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado