Educação

Paranaenses conquistam 45 medalhas nas Paralimpíadas Escolares
03-12-2015 19:34

Os paranaenses tiveram um bom desempenho nas Paralimpíadas Escolares 2015, realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em Natal, no Rio Grande do Norte. Das cinco modalidades que disputaram, os paratletas do Paraná conquistaram medalhas em quatro: atletismo, natação, judô e tênis de mesa. Foram 45 medalhas individuais e por equipes - 15 de ouro, 18 de prata e 12 de bronze.

O melhor desempenho foi na natação, com sete ouros - mesmo número do atletismo - e 12 medalhas de prata. Destaque para o atleta Tisbe de Souza, do Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, que conquistou ouro nos 100 metros costas, 100 metros livres e 50 metros livres. Allisson Bueno (cinco pratas), do Colégio Estadual Silveira da Motta, de São José dos Pinhais, e Jonathan Rewai da Silva (quatro pratas), do Colégio Estadual Arnaldo Busato, de Pinhais, também se destacaram na natação.

No atletismo, Maxiel Rodrigues Ucracheski, do Colégio Estadual Professora Edithe, de Campo Largo, levou três ouros em corrida, nos 100, 400 e 1.500 metros livres. A atleta Daiane Rosa Rodrigues, bolsista do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), categoria TOP Escolar, e a professora Fernanda Zerbinato, categoria Top Técnico Formador, também representaram bem o Paraná nas Paralimpíadas. Daiane conquistou a medalha de prata na prova dos 400 metros.

A edição de 2015 das Paralimpíadas teve a participação de 700 paratletas de 24 Estados. O evento é considerado a maior competição do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar, de 12 e 17 anos. Desde sua criação, os jogos já foram vitrine de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, como Alan Fonteles, campeão paralímpico nos Jogos de Londres, em 2012, e medalhista nos mundiais de Lyon, em 2013, e Doha, em 2015; Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon e medalhista de prata em Doha no salto em distância; Leomon Moreno, medalhista de prata em Londres e campeão Mundial em Espoo (FIN), em 2014; e a nadadora Esthefanny Rodrigues, medalhista no Mundial de Glasgow e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, realizados neste ano.

A delegação do Paraná, chefiada por Margarete Ottobeli Gasperin, teve 43 integrantes e disputou cinco das oito modalidades da competição: Atletismo, Bocha, Natação, Judô e Tênis de Mesa

As Paralimpíadas têm como objetivo fortalecer o esporte paralímpico desde sua base. Desta forma, os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, na categoria estudantil.

Por Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado