Educação

Professores universitários vão receber reajuste salarial em julho
05-07-2007 19:13

O governador Roberto Requião está autorizando o pagamento, já neste mês, do aumento dos salários dos 6,8 mil professores - entre ativos, aposentados e pensionistas - das sete faculdades e seis universidades estaduais. O índice de reajuste é de 6,57%, conforme estabelece a lei sancionada pelo governador em maio e que assegura acréscimo salarial a todas as categorias do funcionalismo público estadual. Esse será o segundo reajuste, em menos de dois anos, para o magistério do ensino superior.

“O Governo do Paraná cumpre o compromisso assumido com essa categoria de servidores estaduais e autoriza o pagamento da correção”, informa a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto. “O reajuste aos professores do ensino superior confirma que o magistério tem sido tratado com prioridade”, acrescenta a secretária de Estado da Administração e da Previdência, Maria Marta Renner Weber Lunardon, ao lembrar que os professores do ciclo básico de ensino, tanto do Quadro Próprio do Magistério como os temporários, já receberam seus aumentos salariais.

O índice de 6,57% que os professores do ensino superior terão de reajuste agora em julho corresponde à reposição da inflação acumulada desde setembro de 2005. Naquele mês, o Governo do Estado implantou um novo plano de carreira para a categoria, que resultou em acréscimos na remuneração que variaram de classe para classe - em média, chegaram a 18%.

Com o reajuste dos professores do ensino superior, neste mês, e, nos dois últimos, do magistério do ciclo básico, o governo dá continuidade ao compromisso de manter remunerações dignas ao funcionalismo público – compromisso esse garantido na lei de autoria do Executivo, aprovada pela Assembléia Legislativa, e sancionada em maio pelo governador Roberto Requião (Lei nº 15.512/2007).

A lei institui aumentos salariais a todas as carreiras de servidores, e ainda estabelece o 1º de maio como data para revisão anual dos salários. Os reajustes, prevê a legislação, serão aplicados de acordo com os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos acompanhando atentamente o desempenho financeiro, a execução orçamentária, para que a gente possa ir implantando os reajustes a todas as categorias”, frisa Maria Marta.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado