Educação

Programa de redução do analfabetismo terá envolvimento de várias Secretarias
01-06-2007 17:15

Programa Paraná Alfabetizado, projeto que envolve todos os setores públicos para a erradicação do analfabetismo no Estado. Na foto o coordenador do programa, Wagner Roberto do Amaral.


O secretário da Educação, Maurício Requião, apresentou nesta quinta-feira (31) a outros secretários do Estado a campanha que pretende ampliar a ação do programa “Paraná Alfabetizado” para que mais de 100 mil paranaenses adolescentes e adultos aprendam a ler e escrever até 2008.

“Precisamos envolver todas as secretarias para alcançarmos as pessoas que necessitam do programa”, destacou Maurício. “Muitas vezes elas estão em locais distantes do campo ou nas periferias dos municípios, por isso é necessário que a conta de luz da Copel, por exemplo, seja instrumento de divulgação da campanha”, explicou.

O programa, desenvolvido pela Secretaria da Educação desde 2004, já alfabetizou 130 mil paranaenses. Entretanto, segundo o censo do IBGE de 2005, o Estado pode ter ainda perto de 5% da sua população com idade acima de 15 anos analfabeta.

“É um número muito grande para um estado como o Paraná, mas vai cair de forma rápida com o esforço integrado”, acrescentou o governador em exercício Orlando Pessuti, que disse que a Secretaria da Agricultura já cedeu o cadastro de propriedades rurais para o programa que alfabetizou, apenas no ano passado, 65 mil pessoas.

“Todas as secretarias podem fazer algo semelhante”, ressaltou Pessuti ao lembrar que o Paraná em Ação, destinado ao resgate da cidadania, é outro exemplo de programa que poderá dar importante contribuição por já possuir dados das pessoas que atende.

A nova fase do programa já está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria do Trabalho e Promoção Social, que pediu à Caixa Econômica Federal e às prefeituras informações de dados de programas sociais, como o Cadastro Único de Programas Sociais, para identificar a população analfabeta atendida. A intenção é elaborar relatórios com nome, endereço e faixa etária dessas pessoas.

O objetivo, num prazo maior, é fazer com que o índice de alfabetização no Paraná ultrapasse 96%, taxa considerada próxima do ideal para que um território seja considerado livre do analfabetismo pela Unesco.

De acordo com o secretário da Educação, o esforço integrado das secretarias é um primeiro passo para envolver todas as entidades representativas da sociedade. “É necessário um grande engajamento na campanha, chamando as pessoas para o programa e incentivando-as”.

Já o coordenador do programa, Wagner Roberto do Amaral, destacou que não se pode admitir que algumas pessoas não tenham acesso a este direito básico numa sociedade que tem alta tecnologia por toda parte. “Será um grande mutirão pela alfabetização”, salientou.

Agência Estadual de Notícias
Foto: Theo Marques - SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado