Educação

Projeto de educação a distância passa a incluir universidades estaduais e municipais
08-04-2007 04:04

Gláucia Gomes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria de Educação a Distância (Seed/Mec) reúne na próxima semana, em Brasília, reitores de universidades públicas estaduais e municipais do país No encontro será debatido o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O diretor de Políticas em Educação a Distância, Hélio Chaves Filho, diz que o evento será para informar os reitores sobre o segundo edital da UAB. “Na primeira chamada só participaram as universidades federais e agora as estaduais e municipais vão poder participar”, disse o diretor.

Algumas mudanças ocorreram no segundo edital em relação ao primeiro. As inscrições e o envio de projetos, por exemplo, agora são feitas por meio eletrônico. De acordo com o MEC, isso vai facilitar o trabalho dos proponentes e das equipes técnicas do Ministério da Educação.

O prazo para os municípios e instituições de ensino encaminharem as propostas de cursos e pólos ao Ministério da Educação (MEC) termina 20 de abril. De acordo com o MEC, o programa Universidade Aberta do Brasil já conta com a participação de 291 pólos de apoio presencial que iniciam as atividades, ainda esse ano, em 288 municípios brasileiros.

A Universidade Aberta do Brasil definiu pólo como uma estrutura de atendimento aos estudantes de cursos a distância, onde eles têm acesso a biblioteca, laboratório de informática, tutores e aulas práticas de laboratório.

O programa vai disponibilizar 60 mil vagas para cursos superiores na modalidade de educação a distância (EAD), com prioridade na formação inicial e continuada para professores de educação básica, que poderão escolher entre 90 opções de cursos públicos e gratuitos.

Os municípios que ainda não fazem parte do programa podem enviar as propostas desde janeiro desse ano. A divulgação dos resultados de cursos e pólos de apoio presencial está prevista para 30 de outubro. De acordo com o segundo edital, as propostas enviadas serão implementadas em 2008.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado