Educação

Requião empossa diretores dos 2.100 colégios estaduais do PR
22-03-2006 12:07

O governador Roberto Requião empossou terça-feira (21) os 2.100 diretores dos colégios da rede pública de ensino do Paraná eleitos no final de 2005. A solenidade ocorreu, no Teatro Guaíra, durante a reunião semanal da Escola de Governo. Além da posse dos diretores, houve a apresentação das ações e programas realizados pela Secretaria Educação.

“Não existe nada no país igual ao que estamos fazendo no Paraná pela Educação. Dentro de muito pouco tempo, seremos um exemplo não só para a América Latina, mas para o mundo”, afirmou Requião.

Segundo o governador, um projeto de lei será encaminhado à Assembléia Legislativa para aumentar a gestão dos dirigentes nas escolas. “Vamos enviar para a Assembléia um projeto de lei para que a gestão dos diretores seja aumentada de dois para três anos”, anunciou.

De acordo com o secretário da Educação, Mauricio Requião, muito tem sido realizado em defesa da Educação no Estado. “Muitos administradores públicos valorizam apenas as obras concretas, mas nós professores sabemos que as obras imateriais, às vezes, são as mais relevantes”, destacou o secretário enfatizando a importância dos programas realizados na área.

Para a diretora, recém-empossada, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Iracema do Oeste, Maria Helena Moreira, a proposta apresentada pelo governador em aumentar a gestão dos diretores é de extrema importância. “Dois anos é um prazo muito curto para concretizar o que planejamos”, afirmou.

Rosineiva Pasquale, diretora da Escola Estadual Padre José de Anchieta, de Barracão, concorda com Maria Helena. “É muito bom ter mais tempo para colocar em prática o planejamento e, com isso, consolidar nosso trabalho como diretor”, relatou.

Programas – Durante a reunião foram apresentados os programas da Secretaria de Educação, entre eles o “Paraná Digital”, que até o final do ano levará laboratórios com internet banda larga, via fibra óptica da Copel, para todas as escolas da rede pública de ensino do Estado.

Segundo Mauricio Requião, a utilização do software livre possibilitou grande economia ao Estado. “São 44 mil postos de trabalho. Economizamos aproximadamente R$ 88 milhões com a utilização do software livre”, explica.

Os laboratórios vão utilizar a tecnologia multiterminal, desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná, que possibilita que conjuntos de periféricos – formados por quatro monitores, teclados e mouses – sejam ligados a um único computador e formando, assim, quatro estações de trabalho independentes.

Outro programa demonstrado durante a reunião foi o Livro Didático Público, no qual, pela primeira vez na história do Estado, serão entregues livros – confeccionados por professores da rede pública – de todas as disciplinas aos estudantes do Ensino Médio. E ainda programas como os Jogos Colegiais, Festival de Arte da Rede Estudantil (FERA), Educação Com Ciência, Biblioteca do Professor e do Aluno.

Concursos Públicos – Foram apresentados, ainda, os dados referentes aos avanços obtidos pelos professores, por meio dos concursos públicos realizados pela secretaria de Educação.

Segundo a chefe do Departamento Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Sheila Basso Assef, em 2002 a secretaria contava com 54.172 professores, sendo que apenas 32.841 eram pertencentes ao quadro próprio do Estado e, os demais, ou seja, 21.331 professores, eram mantidos com contratos precários. Já em 2006, por meio dos concursos realizados, o Estado passou a contar com 56.755 professores efetivos.

Já no caso dos funcionários administrativos, também houve avanços. Em 2002, o Estado contava com 8.351 funcionários sendo que apenas 850 eram efetivos e 7.501 eram contratados por regimes como CLT e pela ParanáEducação. Atualmente, por meio do concurso público, o Estado conta com 8.969 funcionários efetivos do quadro próprio e nenhum funcionário atua por meio de contratos precários.

No final da reunião, foi apresentado um trecho de um dos maiores espetáculos do folclore paranaense, As Cavalhadas de Guarapuava. A apresentação foi um convite para que o público em geral assistam o espetáculo que será encenado no ExpoTrade, em Pinhais, durante a realização da 8ª Conferência das Partes da Convenção Sobre Diversidade Biológica. As apresentações das Cavalhadas ocorrerão nos dias 24,25 e 28 deste mês às 20h. Mais informações pelo telefone (41) 3027-0096.

Foto: Theo Marques - SECS
AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado