Educação

Sistema S anuncia mutirão para estimular qualificação profissional no país
25-04-2006 20:44

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Sistema S pretende promover um mutirão para estimular a qualificação profissional em todo o país. Segundo o coordenador do Fórum Nacional do Sistema S, Jair Meneguelli, a proposta é ampliar a oferta de cursos móveis, realizados em estruturas montadas em caminhões.

Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, Meneguelli disse que os cursos serão oferecidos de acordo com as necessidades de cada município. "Não estamos falando apenas de engenharia de alimentos, engenharia eletrônica: estamos falando em capacitar pedreiro, encanador, azulejista", explicou.

O projeto será desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e com os municípios. Mesmo antes de a parceria estar formalizada, Meneguelli disse que as prefeituras já podem propor a realização de cursos. Mesmo que não haja uma carreta do curso móvel disponível, a prefeitura pode oferecer o espaço que o Sistema S disponibiliza os profissionais.

"É isso que nós aguardamos, que todos os prefeitos vejam nas suas cidades quais são as necessidades, segundo sua realidade, e nos convoquem, nos chamem, porque nós já começaremos a montar esse trabalho do mutirão", afirmou.

O chamado Sistema S é composto por nove entidades que prestam serviços sociais e de capacitação nas áreas da indústria, comércio, agricultura, transporte, cooperativismo e empresarial.

São elas: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Social do Transporte (Sest); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado