Educação

Televisores que vão para as salas de aula são inéditos no mercado
27-02-2007 19:27

O secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, apresentou nesta terça-feira (27), durante a Escola de Governo, o protótipo dos aparelhos de TV adquiridos pelo governo do Estado para atender as 22 mil salas de aula da rede pública de ensino. O equipamento, que será fabricado pela empresa CCE, tem características específicas, como entradas USB, para conexão de “pen drive” e de cartão de memória. “O aparelho permite a transmissão de arquivos copiados de TV aberta e a cabo, DVD, computador e internet”, destacou o secretário.

“Alguém consegue hoje comprar um aparelho semelhante em qualquer loja da cidade?”, questionou Maurício Requião, acrescentando que a TV ainda está sendo fabricada, para ser entregue em meados do mês de abril. Para provar que não existe equipamento similar no mercado, o diretor-geral da Secretaria da Educação, Ricardo Bezerra, acompanhou uma equipe da TV Paraná Educativa a sete lojas do centro da cidade e de um shopping center. Apresentada na Escola de Governo, a reportagem comprovou que nenhuma delas tinha disponível uma TV com as mesmas especificações, e por preço abaixo de R$ 860,00, que será pago pelo governo do Estado à empresa vencedora da licitação.

Segundo o secretário, a apresentação do protótipo da TV e a demonstração de seu funcionamento comprovam, em definitivo, “as informações equivocadas de alguns órgãos da imprensa e sua tentativa de desmoralizar o imenso esforço que o governo e a comunidade educacional do Paraná estão fazendo para que tenhamos uma educação pública de qualidade”. Esses equipamentos, instalados em cada sala de aula, vão complementar os recursos tecnológicos do Programa Paraná Digital e também do material produzido pela TV Paulo Freire.

De acordo com Maurício, para chegar a essa solução foram realizados diversos estudos técnicos nos últimos três anos. “Precisávamos desenvolver uma ferramenta que estabelecesse a ligação entre os laboratórios de informática, a tele-sala e os alunos, e também facilitando aos professores o acesso aos conteúdos oferecidos pelo Paraná Digital”. A vantagem desse equipamento é que não precisa de aparelho adicional, como DVD, e o pen drive, assim como o cartão de memória, pode armazenar arquivos de áudio e vídeo, com mais de duas horas de duração, além de imagens em até 1 gigabyte.

Empresas fabricantes de TV no Brasil foram consultadas, e três delas se mostraram interessas em produzir o aparelho. Aquela que mostrou a cotação mais baixa teve seu valor afixado no edital de licitação, realizado por pregão eletrônico, como o preço teto, de acordo com a legislação. A TV, de tela plana 29 polegadas, também tem garantia de três anos e vem acompanhada de dois controles remotos, além das conexões para “pen drive” e cartão de memória.

Mauricio destacou que o objetivo foi apresentar apenas o amplo elenco de possibilidades de uso dessa ferramenta, “que encantou inclusive o ministro Fernando Haddad, da Educação”.

Agência Estadual de Notícias
Foto:Theo Marques/SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado