Educação

Universidades estaduais do Paraná se destacam em mais um ranking internacional
07-10-2022 12:16

O Paraná tem dez universidades na lista das melhores instituições de ensino superior da América Latina. Entre 98 instituições brasileiras, públicas e privadas, o QS Latin America University Rankings 2023 destaca as universidades estaduais de Maringá (UEM) e Londrina (UEL) classificadas nas posições 27 e 28, consolidadas no Top 30 nacional. Na sequência, as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) figuram nas posições 46, 60 e 73, respectivamente.



O levantamento é feito desde 2011 pela QS Quacquarelli Symonds, organização britânica especializada na análise do ensino superior em diferentes países e continentes, a partir de indicadores e critérios relacionados à produtividade da pesquisa, empregabilidade e internacionalização. As métricas de desempenho contemplam reputação acadêmica, reputação de empregadores, proporção entre professores e alunos, formação do corpo docente, publicações científicas e citações em artigos acadêmicos.



Para o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, a crescente visibilidade das instituições estaduais de ensino superior paranaenses nos rankings universitários globais está relacionada ao apoio governamental na área da ciência, tecnologia e inovação.



“Esse destaque em mais um ranking evidencia o crescimento no grau de maturidade acadêmica e reflete o processo histórico das nossas instituições de ensino superior pelas políticas públicas implementadas em favor do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. As posições devem melhorar cada vez mais nas classificações nacionais e internacionais”, afirma o gestor, parabenizando a comunidade acadêmica das universidades estaduais pelos resultados alcançados.



OUTRAS INSTITUIÇÕES – Além das estaduais, também figuram no ranking a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Positivo (UP).



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado