Educação

Vestibular da UFPR tem 51,7 mil candidatos
09-11-2015 18:14

O maior vestibular da história da UFPR teve início ontem (08). As provas da primeira fase foram realizadas em 35 locais nas cidades de Curitiba, Palotina, Matinhos, Toledo e Jandaia do Sul. Ao todo, 51.785 candidatos compareceram dentro do horário previsto em edital e respondem as 80 questões objetivas até as 19h de hoje.

O índice de abstenção de 12,1% manteve-se na média registrada pelo Núcleo de Concursos da Universidade. Com a oferta de 4866 vagas em 119 cursos, a UFPR fica entre as instituições mais disputadas pelos estudantes brasileiros. E, nesta edição, os vestibulandos ganharam ainda mais oportunidades para entrar na Federal.

A cidade de Toledo (a cerca de 500 quilômetros da capital) está abrigando o primeiro vestibular da Universidade no município. A partir de 2016, a região terá a primeira turma de medicina da UFPR fora de Curitiba. O curso já é o segundo mais concorrido do processo seletivo, com 2303 inscritos para 60 vagas.

NOVIDADES

Além do curso de Medicina em Toledo, o Vestibular 2015/2016 também se difere dos anteriores com relação ao sistema de cotas. Seguindo as determinações do Governo Federal (pela Lei nº 12.711/2012), metade das vagas ofertadas pela instituição será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública – dentro desses 50%, estão ainda as vagas reservadas a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

As políticas institucionais de respeito às diversidades sociais e culturais da comunidade acadêmica também trouxeram novidades ao vestibular deste ano. Pela primeira vez, a utilização do nome social (aquele pelo qual a pessoa se autoidentifica) passou a ser possível desde o ato de inscrição no processo seletivo.

Nas matrículas, a identidade de gênero já era reconhecida pela Universidade; com a Resolução nº 29/15, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR em julho deste ano, o nome social aparece nas carteiras, no caderno de prova e em toda a documentação relativa ao vestibular, incluindo o tratamento social no momento da prova. O Núcleo de Concursos ficou responsável por fazer a vinculação entre a identificação civil e o nome social em seus registros internos, com base em documentação complementar apresentada pelos vestibulandos.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado