Educação

Vestibular da UFPR tem recorde de inscritos
23-09-2015 19:55

Mais uma vez o vestibular da UFPR registra número histórico de inscritos. Nesta edição, são 58.934 candidatos homologados a tentar uma das 4.886 vagas do processo seletivo 2015/2016. No ano passado, o vestibular realizado pela Universidade já havia sido o maior de sua história e o mais concorrido do Paraná, com 57.068 inscritos.

Mas a novidade garantida pela UFPR neste ano – um novo curso de Medicina com foco nos vestibulandos do interior do estado – é uma conquista que os moradores de Toledo e região souberam reconhecer. A abertura da primeira turma da Federal na cidade fez com que 2.305 candidatos se inscrevessem para as 60 vagas ofertadas – o maior número de inscritos entre os campi da UFPR fora da capital.

No total, o atual processo seletivo terá 6.815 vagas disponibilizadas para 2016. Isso porque outras 1.929 oportunidades de ingressar na Universidade serão possíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que ocorre em janeiro, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC). Pelo vestibular próprio, das 4.866 vagas, metade será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública. De acordo com esse sistema de cotas, determinado pelo Governo Federal na Lei 12.711, as vagas destinadas a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas estarão incluídas dentro dessa reserva.

A relação candidato/vaga será divulgada apenas depois de 16 de outubro, quando os inscritos para o curso de Música já tiverem realizado a prova de habilidade específica (anterior à primeira fase). O resultado desta prova interfere na relação candidato/vaga geral do vestibular, porque esses candidatos têm direito à segunda opção de curso, caso não sejam aprovados.

As provas para concorrer a um dos 119 cursos oferecidos pela UFPR serão realizadas em duas fases: a primeira, em 8 de novembro (prova de Conhecimentos Gerais), e a segunda, em 6 de dezembro (prova de Compreensão e Produção de Textos) e 7 de dezembro (para os cursos que têm provas específicas).

Confira aqui o Guia do Candidato com as informações completas sobre o Vestibular 2015/2016.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado