Empresa

Assembleias na Volkswagen definem futuro de 300 trabalhadores
17-02-2014 14:28

Na manhã de segunda-feira (17), aproximadamente 800 metalúrgicos do 1º turno da Volkswagen, de São José dos Pinhais, aprovaram em assembleia a proposta de layoff negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba com a empresa. O objetivo é preservar os empregos de 300 trabalhadores. Mais duas assembleias serão lideradas pelo Sindicato hoje na porta de fábrica às 13h30 (2º turno) e às 22h30 (3º turno) para votar o encaminhamento.

Os acordos de layoff são previstos no artigo 476, da Consolidação das Leis de Trabalho. Nesses casos, o contrato de trabalho é suspenso, mas os trabalhadores continuam na ativa realizando cursos de qualificação profissional e recebendo o seguro desemprego. A empresa também deve complementar o restante do salário, com garantia de manutenção do emprego.

De acordo com o Sindicato, a responsabilidade pela crise na Volkswagen é da própria empresa. “A fábrica de São José sempre se destacou em volume de produção da outras plantas do Brasil. Porém, é a última a receber investimentos e novos produtos, o que, a nosso ver, prejudicou a competitividade, a busca de mercado e os trabalhadores que, agora, vão ter que aderir a esse layoff para não perder seus empregos. Tudo por falta de estratégia da empresa, que insiste em não reconhecer a qualidade da mão de obra do trabalhador paranaense”, afirma Sérgio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

A planta de São José dos Pinhais possui 3.400 trabalhadores, sendo 2.400 do chão de fábrica divididos em três turnos de trabalho (800 cada turno). Atualmente a fábrica está produzindo 640 veículos por dia (a capacidade é de 870/dia). Os modelos fabricados são o Fox, o Crossfox e o Spacefox. Em 2015, estão previstas o início da produção do Novo Golf, do Audi A3 Sedã e Audi A3Q3.

Informações e foto: Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado