Empresa

Banco do Brasil estabelece parceria para consolidar liderança na área de capitalização
06-01-2010 18:59

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Consolidar a liderança na área de capitalização, subindo de uma participação no mercado nacional de 22,6% para 30,6%, é uma das metas da aliança estratégica firmada pelo Banco do Brasil com a Icatu Hartford. O anúncio foi feito hoje (6), no Rio de Janeiro, pelo vice-presidente de Novos Negócios de Varejo do BB, Paulo Rogério Caffarelli.

A aliança permitirá ao Banco do Brasil elevar de 49,99% para 74,99% sua participação no capital total da Brasilcap. No capital votante, o BB terá participação de 49,99%, enquanto a Icatu ficará com o controle acionário da nova empresa, somando 50,010% das ações com direito a voto. A participação da Icatu passará de 16,670% para 25,005%.
O BB já informou aos demais sócios privados na Brasilcap (Sul América Capitalização e Aliança da Bahia, cada uma com 16,67% do capital), além dos sócios minoritários, que detêm 0,87%, a intenção de adquirir suas participações acionárias. Caffarelli não quis, contudo, comentar o valor desse investimento. O acordo com a Icatu tem 60 dias para entrar em vigor.

A operação dá seqüência ao processo de reorganização societária da área de seguridade, previdência complementar aberta e capitalização do BB. A ideia, a partir da aliança firmada com a Icatu, é elevar a participação da área de seguridade no resultado recorrente do BB de cerca de 10% para 30%. Caffarelli lembrou que a participação já atingiu 15% do resultado recorrente do banco em julho do ano passado.

A integração vai aproveitar a liderança e a experiência da Icatu no segmento de empresas de capitalização não vinculadas a bancos de varejo. A Icatu possui cerca de 10 mil corretores. Do lado do BB, a vantagem é a capilaridade da instituição, representada por mais de 5,5 mil agências espalhadas por todo o país. “A expectativa é que, com um grupo mais consolidado, a gente possa ter uma atuação mais efetiva e antecipar tendências”, disse Caffarelli.

A presidente da Icatu Hartford, Kati de Almeida Braga, destacou que desde 1995, quando fundou a Brasilcap em sociedade com o BB, a parceria entre as duas empresas tem sido “virtuosa”. A expectativa dela é de crescimento no mercado brasileiro de capitalização. A Brasilcap é líder do setor desde o seu primeiro ano de vida, lembrou Caffarelli.

A aliança prevê que toda a comercialização dos produtos de capitalização gerados pela nova empresa será efetuada de maneira exclusiva por meio dos canais de distribuição do BB durante os próximos 20 anos. Nos 11 primeiros meses do ano passado, a arrecadação conjunta da Brasilcap e da Icatu alcançou R$ 2,8 bilhões. O crescimento da área de capitalização do BB em 2009 é estimado em torno de 13%. Para 2010, Caffarelli espera repetir o aumento observado no ano passado, entre 12% a 13%.

A próxima empresa do BB que será reestruturada societariamente é a Brasilsaúde. A meta é que o BB fique com 75% do capital total. As conversas com a sócia do banco na empresa, que é a Sul América, estão bastante adiantadas. O BB detém participação de 49,92% na Brasilsaúde e a Sul América tem 50,05%. Caffarelli disse que os reflexos das alterações na organização societária das empresas do BB começarão a ser observados este ano.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado