Empresa

BNDES publica em site informações sobre financiamentos concedidos em 2008
14-02-2009 19:50

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou em seu site todas as informações sobre os financiamentos contratados em 2008.

Os dados serão atualizados trimestralmente e atendem a reivindicações de entidades sociais e organizações não-governamentais reunidas em um grupo denominado Plataforma BNDES, que monitora as ações da instituição. Entre essas entidades, estão o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).


A iniciativa faz parte do projeto BNDES Transparente, que está em sua segunda etapa. A primeira foi lançada em 2007 e disponibilizou informações online sobre as 50 maiores operações diretas contratadas em diversas áreas. Estão disponíveis também dados relativos às operações indiretas, que são realizadas pela rede de agentes bancários credenciados.


No site, há informações sobre as áreas de infra-estrutura, indústria, insumos básicos, inclusão social e comércio exterior, além de dados sobre empréstimos concedidos a micro, pequenas e médias empresas, e a estados e municípios.

Somente as informações específicas, contratuais, não serão veiculadas por se acharem protegidas por sigilo bancário. O presidente do banco, Luciano Coutinho, acredita que essa talvez seja a primeira iniciativa de um banco público, no mundo, no sentido de abrir suas operações para a sociedade. “Esse é um grande avanço", observou.



Coutinho afirmou que o BNDES está disposto a ampliar o grau de transparência de suas atividades, “porque é uma casa íntegra e ética. E quem é íntegro e ético não tem medo da verdade, não tem medo da transparência. O BNDES não é caixa preta”.



POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado