Empresa

Copel participa da 4ª Semana Nacional de Segurança com Energia
08-11-2009 12:23

A Copel e as outras 48 companhias distribuidoras de eletricidade do Brasil voltam a se mobilizar - na segunda-feira (9) até a próxima sexta-feira (13) - numa missão de grande importância: esclarecer a população sobre os cuidados para evitar acidentes com energia elétrica, apontando as situações de risco mais comuns e ensinando formas de prevenir e evitar o choque elétrico.

Desde o início da mobilização, o número de acidentes com energia tem diminuído graças aos esforços das empresas em comunicar, orientar e ensinar a forma mais eficiente de utilização da energia.

“A Copel mantém um trabalho de orientação permanente o ano inteiro nas escolas por meio de palestras, nos materiais que distribui e na própria conta de luz. Ao aderirmos à Campanha, estamos fazendo um reforço no nosso trabalho de conscientização’, informa o diretor de distribuição, Ronald Ravedutti.

O kit escola é um material de informação e comunicação utilizado em palestras para crianças do ensino fundamental e é um dos materiais utilizado na 4ª Semana Nacional de Segurança com Energia realizado pela Abradee, Associação de Distribuidores de Energia Elétrica.

Abertura e ações

A abertura oficial da 4ª Semana da Segurança com Eletricidade no Paraná acontece nesta segunda-feira, às 8h30 horas, no Pólo Administrativo Km-3 (BR 277) onde acontecerá um teatro para crianças de escolas municipais.

No mesmo dia, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina vão realizar eventos locais para marcar o início das atividades. Durante a semana, cerca de 300 empregados vão se revezar em atividades dirigidas aos diversos públicos.

A Copel preparou uma grande estrutura para divulgar ao público a mensagem da prevenção de acidentes, com destaque para a Van da Eficiência – um veículo especialmente preparado para explicar de forma simples e didática os “mistérios” da eletricidade (de onde vem e como ela chega até as casas) e as maneiras corretas de utilizá-la com segurança e sem desperdício. “A segurança é um dos valores prezados e cultivados pela Copel e um dos seus principais referenciais estratégicos”, confirma o presidente da estatal.

Programação

A programação prevê a distribuição material informativo e orientação aos consumidores de energia. As ações incluem blitze nos principais cruzamentos e a passageiros nos grandes terminais urbanos de ônibus, incursões em obras de construção civil para orientar os trabalhadores, palestras em escolas, distribuição de folhetos sobre a segurança em supermercados e shoppings e, também, em distritos e localidades da zona rural e ou cooperativas.

Os temas escolhidos para a abordagem levam em conta as causas mais comuns de acidentes com energia elétrica. Entre as crianças, os cuidados necessários para brincar de empinar pipas ou papagaios sem risco de choque elétrico.

Na construção civil e setor de manutenção predial, cuidados na montagem, transporte ou manuseio de componentes, peças e estruturas metálicas perto da rede elétrica.

No meio rural, a atenção no aterramento de cercas e na movimentação de pulverizadores, hastes de irrigação e outros equipamentos de porte sob a fiação elétrica.

Ao público em geral, os cuidados para instalar e fazer a manutenção dos enfeites natalinos, uso seguro de cercas elétricas e o risco de acidentes decorrentes de intervenções indevidas na rede elétrica ou em seus componentes (ligações clandestinas, manipulação dos equipamentos de medição de consumo e o furto de cabos e condutores).

Em 2008, a Copel registrou 80 acidentes elétricos com terceiros, sendo 29 deles pelo toque na rede elétrica com objetos ou mesmo com a mão, seguido por 10 registros de acidentes na construção civil. Em comparação com os números de 2007, quando foram registrados 125 acidentes, houve redução de 64% no número de acidentes.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado