Empresa

Cresce a procura de crédito pelas empresas
15-02-2012 12:21

O número de empresas em busca de crédito aumentou 9,1% em janeiro na comparação com o mês anterior e 3,6% ante igual período do ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. Esse movimento reverteu a sequência de quedas que era verificada desde outubro do ano passado.

Na análise dos economistas da Serasa Experian, o setor produtivo tinha se retraído por causa do desaquecimento da economia, constatado no segundo semestre de 2011, mas iniciou este ano mais estimulado “pela perspectiva de retomada do crescimento econômico”.

A maior procura por crédito foi verificada no setor industrial com aumento de 11,2% sobre dezembro, seguida pelo comércio com alta de 10,1% e pelas prestadoras de serviços (7,5%). Essas elevações foram puxadas pelas micro e pequenas empresas que expandiram os pedidos em 9,7% sobre o mês anterior. Já as de tamanho médio solicitaram 2% mais e as de grande porte apresentaram redução (-1,3%) ante uma alta de 0,9%.

A Região Sudeste foi a que concentrou maior quantidade de empresas (10,8%), seguida pela Região Norte (9,5%); Região Centro-Oeste (9,3%); Região Nordeste ( 6,8%) e Sul 6,8%).

“As reduções sistemáticas das taxas de juros e a melhoria gradativa do cenário externo também contribuem para reforçar esta tendência de recuperação da demanda por crédito empresarial, principalmente, no setor industrial”, destaca a nota da Serasa Experian.


Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado