Empresa

Empresa do Paraná confecciona produtos oficiais da Copa de 2014
18-07-2013 20:39

A empresa Boneleska, de Apucarana, que fabrica bonés, chapéus e gorros, foi selecionada pela Globo Marcas - agente de licenciamento oficial da Fifa - para confeccionar produtos com o selo oficial da Copa do Mundo de 2014.

A fabricante é atendida pelo Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex Paraná), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Fundação Araucária - vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O projeto visa incrementar a competitividade, promover capacitações e desenvolver o potencial de exportação das micro, pequenas e médias empresas, ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior.

A técnica extensionista do Peiex em Londrina, Michele Tomani, destaca que a empresa tem um grande potencial para exportação e, por isso, foi feito um trabalho diferenciado para manter esta cultura e expandir ainda mais o negócio. “O know-how no segmento de licenciamento e a identificação de oportunidades de negócios contribuíram para que a Boneleska conquistasse o direito de licenciar os produtos com o selo oficial da Copa das Confederações, já realizada, e da Copa do Mundo de 2014”.

A empresa foi a primeira do Estado - e também uma das primeiras do Brasil - a conquistar licenciamento para produzir e vender produtos oficiais com a marca Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013 e Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O licenciamento, que é obrigatório, está entre as oportunidades de negócios geradas com a realização do Mundial.

A qualidade dos produtos e a especialização em produzir uma linha infantil já garantiram à Boneleska a licença de comercialização de marcas como Walt Disney. O gerente, Davi Felix de Souza, afirma que o Peiex contribuiu para que a empresa, aberta em 1994, entrasse em novos mercados. “Estamos sempre buscando expandir nossos negócios e o projeto nos ajudou bastante com orientações e dicas importantes. Temos acesso a várias ferramentas que, somadas ao nosso conhecimento, fazem com que sejamos beneficiados em todos os sentidos. Nos dá uma visão mais globalizada de mercado”, disse.

PEIEX - No Paraná, o projeto é desenvolvido nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. De 2009 até agora já foram realizados cerca de 2,4 mil atendimentos. Os principais setores beneficiados são de vestuário, alimentos, metal-mecânico, moveleiro, tecnologia da informação e cosméticos. Todas as ações visam o desenvolvimento econômico do Estado e a geração de empregos para os paranaenses.

“É importante destacar que o foco do Peiex não é fazer a empresa exportar e sim aumentar a competitividade para que quando ela estiver estruturada, realize este tipo de ação. Nosso papel é justamente identificar empresas com este perfil”, explica Bruna Roldão Ferreira, monitora do núcleo operacional de Curitiba.

Cada núcleo operacional possui uma equipe com conhecimentos multidisciplinares com o objetivo de propor e implementar melhorias nas empresas. São soluções nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior. O atendimento dura em média de três a quatro meses em cada estabelecimento.

A monitora do Peiex ressalta que muitas empresas perdem grandes oportunidades por cometerem falhas básicas. “É comum identificarmos problemas como falta de um planejamento estratégico e fluxo de caixa. Há situações também em que a empresa não costuma fazer o registro de marcas e patentes e, conseqüentemente, pode perder seu produto para outra empresa”.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado