Empresa

Empresas brasileiras investem em certificação para controle de qualidade
07-05-2008 17:08

Rio de Janeiro - Atualmente mais de dez mil empresas brasileiras já possuem a ISO 9001, uma certificação internacional que garante a qualidade de todo o processo de uma empresa e não apenas de seus produtos. Esse número poderá ser ampliado com a revisão da norma ISO, que deverá ser editada ainda este mês. A informação é do presidente do Instituto Latinoamericano de Calid (Inlac), no Brasil, Augusto Canalini.

Segundo Canalini, as alterações que estão sendo discutidas deverão tornar a norma mais clara, principalmente sobre a obtenção da ISO. “Vai ser explicado melhor itens que às vezes geram dúvidas, principalmente no monitoramento e validação de processos. Não são grandes mudanças nas regras, mas, uma interpretação mais clara da norma”, explicou.



O presidente do Inlac enfatizou a importância da obtenção da ISO como uma forma de conquistar credibilidade no mercado, pois o selo certifica “todos os processos, como produção, aquisição e controle de dispositivos de medição e monitoramento”.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Eduardo Eugênio Vieira, a obtenção do certificado colabora para “o aumento das exportações de produtos do estado, principalmente na área de tecnologia, pois a certificação é reconhecida internacionalmente”.

A edição brasileira do Foro Mundial da Qualidade, que será promovido pelo Instituto Latinoamericano de Calidad em 14 países, acontece até quinta-feira (8), no Centro de Convenções da Firjan, no centro do Rio.

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado