Empresa

Empresas públicas do Paraná são destaque no ranking do Sul do país
24-09-2008 18:29

As empresas públicas foram destaque na premiação das 100 maiores empresas do Estado do Paraná, no ranking das 500 maiores do Sul - Grandes & Líderes 2008. A solenidade aconteceu na noite de terça-feira (24) na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Das 20 empresas que mais cresceram nos últimos 5 anos, 11 delas são paranaenses. Diante do grande salto de desempenho das empresas paranaenses, a Revista Amanhã e a Pricewaterhousecoopers, responsáveis pela pesquisa, as classificam de “Tigres do Sul”.

A Itaipu Binacional foi considerada a de maior rentabilidade sobre a receita e maior liquidez e a Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste) destacou-se como a empresa de menor endividamento. A ferrovia conseguiu atingir grande desempenho, sem comprometimento de seus recursos, com pequena participação de terceiros no ativo total, apontando grande potencial para receber novos investimentos.

Das 100 maiores empresas do Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) ficou classificada em terceiro lugar. Em relação ao Sul do Brasil, posicionou-se em quinto lugar. E no ranking setorial, segmento energia, ficou na primeira posição, seguida da Itaipu Binacional.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ficou na 13ª posição entre as 100 maiores empresas do estado. E, em relação às 500 maiores do Sul, foi classificada em 27º lugar.

Presente ao evento, o vice-governador Orlando Pessuti atribuiu a boa colocação das empresas ao forte desempenho de governo do Estado no fortalecimento e aperfeiçoamento da gestão pública e à política estadual de redução da carga tributária.

“Estes prêmios demonstram que é possível a prestação de um serviço público de qualidade, cada vez melhor e com alto nível de desempenho, contribuindo, acima de tudo, para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou Pessuti.

O vice-governador citou como exemplo a expansão das linhas da Ferroeste para o Oeste de Santa Catarina, que favorecerá o crescimento da economia do estado e a sua integração com os demais estados do Sul, por meio das obras de infra-estrutura de transporte ferroviário.

METODOLOGIA - As companhias foram classificadas de acordo com um indicador exclusivo desenvolvido pelas equipes da Pricewaterhousecoopers e da revista chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG).

Trata-se de uma cifra que resulta da soma ponderada de patrimônio líquido (peso de 50%), receita bruta (40%) e lucro ou prejuízo líquido (10%). Só participam do ranking as empresas que publicam balanço. O balanço financeiro das empresas é a única fonte de informações para o ranking.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado