Empresa

Fábrica de motores da Renault está em SJP há 15 anos
28-11-2014 16:44

Inaugurada em dezembro de 1999, a Fábrica de Motores da Renault do Brasil está completando 15 anos com mais de 3,2 milhões de unidades produzidas, dos quais 40% exportados para países como Argentina e Colômbia. Instalada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), sua capacidade instalada é de 400 mil motores por ano.

A Fábrica de Motores, inaugurada um ano após o início das operações da Fábrica de Veículos de Passeio (1998), emprega hoje aproximadamente 450 colaboradores diretos. Em suas linhas são produzidos os motores 1.0, 1.2 e 1.6 de 8V e 16V, nas versões a gasolina e bicombustível, que equipam modelos como o Novo Logan, Duster, Sandero, Clio, Kangoo e Fluence, além dos Nissan Livina e March.

Os motores ganharam destaque no mercado brasileiro pela robustez e economia. A Renault tem mais de 100 anos de história no setor automotivo e automobilístico mundial e gera boa arrecadação a São José dos Pinhais desde sua implantação (em 1998), no bairro Roseira. Com um investimento total de US$ 1,35 bilhão, a Fábrica de Veículos de Passeio, seguida da Fábrica de Motores e da Fábrica de Veículos Utilitários, formam o Complexo Ayrton Senna, que ocupa uma área total de 2,5 milhões de m².

Ele foi o responsável pelo fortalecimento da industrialização no Município, que – com a chegada de muitos trabalhadores de fora - dobrou seu PIB e sua população em apenas uma década.


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado