Empresa

Lajes protendidas são a nova aposta da construção civil
30-01-2019 12:34

Método investe em sistema com menos vigas e pilares e oferece maior segurança e



durabilidade, além de maior liberdade para os arquitetos



 



O setor imobiliário, por seu dinamismo, constantemente passa por mudanças com o aparecimento de novos sistemas que privilegiam a agilidade e precisão na execução das obras. Reconhecida na área por oferecer serviços de ponta, a ATR Incorporadora tem incluído em seus projetos uma tecnologia que reduz o número de vigas e pilares nas obras. O sistema de lajes protendidas, utilizado pela empresa, proporciona maior liberdade arquitetônica, além de criar plantas mais flexíveis, sem abrir mão da qualidade e segurança.



 



O sistema é todo montado in-loco. As lajes protendidas são formadas por cabos e cordoalhas dispostas em meio ao concreto. Após serem protendidos, esses cabos tensionam o sistema, tornando-o mais resistente. A montagem é realizada diretamente no local da obra. Executa-se uma forma em toda a base e sobre esta é disposto um conjunto de cordoalhas, malhas de aço e armaduras positivas. Por último, é feita a concretagem de toda a área da laje. Em estimados três dias, realiza-se a protensão dos cabos de cordoalhas com o auxílio de um macaco hidráulico. Para que essas obras alcancem os resultados esperados, uma equipe especializada acompanha o projeto desde a concepção estrutural.



 



Responsável pelo setor de engenharia da ATR, Nicoli Rosa explica que o sistema, ao reduzir a quantidade de pontos de apoio como vigas e pilares, proporciona vãos maiores, além de melhorar a disposição das vagas de garagem dos prédios. Nicoli esclarece que o concreto e os cabos de aço utilizados no sistema de lajes protendidas possuem resistência superior se comparado ao modelo de construção convencional, proporcionando empreendimentos mais seguros e duráveis. Por possuir um custo mais elevado, essa técnica geralmente é utilizada em obras maiores, porém, não existe nenhum impedimento para que seja utilizada em outros projetos.



 



“Nós da ATR Incorporadora buscamos trazer tudo o que há de mais moderno e tecnológico para as nossas obras. Além do menor número de vigas e pilares, percebemos maior agilidade na execução de cada pavimento”, revela. Nicoli afirma ainda que a expectativa é de que a utilização do sistema cresça no país nos próximos anos, se transformando em tendência para o setor de engenharia civil. “A crescente demanda por obras mais rápidas e com plantas mistas com certeza irá impulsionar a execução de lajes protendidas no Brasil. Além disso, ao se tornar um sistema mais popular também se tornará mais acessível”, finaliza.



Mais em https://www.atrincorporadora.com.br/imprensa/lajes-protendidas-e-nova-aposta-da-atr-incorporadora-em-seus-empreendimentos/



 



Sobre a ATR Incorporadora - Construtora que atua em São José dos Pinhais/PR, é especializada em seleção de propriedades; gerenciamento de projetos; gestão de qualidade; e vendas e marketing. Atenta às inovações tecnológicas, a ATR possui uma equipe de arquitetos criativos, interessados em produzir empreendimentos modernos e com a máxima qualidade. Mais informações: http://www.atrincorporadora.com.br/



 



Daniela Licht



Básica Comunicações 

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado