Empresa

Lula: Um dos maiores desafios é fazer das empresas uma extensão do sistema educativo
25-06-2008 12:02

Foi realizado nesta terça-feira (24), em São Paulo, o seminário “Responsabilidade Social das Empresas e os Direitos Humanos – Encontro de Presidentes”, com a participação do Presidente Lula, ministros de estado e representantes das principais empresas brasileiras. Na pauta, o debate em torno da importância de uma agenda dos direitos humanos na gestão da empresa e na cadeia produtiva.

Na abertura, o presidente Lula ressaltou a importância de inserir na economia e na democracia uma parte expressiva da população. Segundo o presidente, "um dos maiores desafios é fazer das empresas uma extensão do sistema educativo, especialmente na aprendizagem profissional da juventude mais humilde", afirmou Lula.

O presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, salientou a importância de "diminuir o descompasso entre intenção, visão estratégica e prática cotidiana das empresas, que são espaços privilegiados no combate à desigualdade e promoção da diversidade", disse. Ele citou o projeto "Vida de Artista", patrocinado pela Petrobras, como "um exemplo de iniciativa que abriga jovens de talentos fabulosos e de inteligência excepcional, aguardando a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho", afirmou Young.

Na plenária "Apoio às políticas para crianças e adolescentes", o gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, lembrou o engajamento da Companhia na busca pela eqüidade. Segundo ele, "são, atualmente, 1.850 projetos sociais em curso no País com patrocínio da Petrobras e até 2012 serão investidos pela Companhia R$ 1,3 bilhão em responsabilidade social", afirmou. Santarosa lembrou ainda que a Companhia está formando neste ano 2.500 jovens aprendizes e que outros 4.300 serão acolhidos no próximo ano por meio da Lei do Aprendiz.

O evento “Responsabilidade Social das Empresas e os Direitos Humanos – Encontro de Presidentes” é promovido pelo Instituto Ethos e pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e faz parte das comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Além do presidente Lula, participaram da solenidade os ministros Fernando Haddad, da Educação; Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir); Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), o governador de São Paulo, José Serra, o prefeito Gilberto Kassab e empresários e representantes da sociedade civil brasileira.

Agência Petrobras
Foto: GAZETA VIEWS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado