Empresa

Micro e pequenas empresas do Paraná terão ajuda das universidades
22-11-2008 15:33

Na próxima quinta-feira (27), será lançado o novo programa de geração de emprego e renda do governo estadual, chamado Extensão Tecnológica Empresarial, que aproximará as universidades e faculdades do Paraná dos micro e pequenos empreendedores. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Curitiba, às 14h.

Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Extensão Tecnológica Empresarial é uma oportunidade para os micro e pequenos empresários, organizações sociais e de produtores obterem das instituições de ensino superior o que teriam dificuldade de pagar no mercado: uma assessoria técnica especializada.

“As grandes empresas possuem estrutura para buscar nos pesquisadores as novidades tecnológicas, de produção e gestão empresarial. Os micro e pequenos não têm condições de pagar por isso. As organizações sociais, como as cooperativas de agricultores familiares, também não. É por esse motivo que o nosso programa é voltado para eles, para os empreendedores que possuem boas idéias e precisam de um empurrãozinho para colocá-las em prática, da mão do Estado para tocar seu trabalho adiante com mais dignidade, competência e competitividade”, afirma a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A partir de novembro, 122 projetos percorrerão metade dos municípios do Paraná organizando novos empreendimentos e levando inovação tecnológica às micro e pequenas empresas. Com orçamento de R$ 100 mil, cada projeto terá uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes, profissionais recém-formados e professores universitários. Ao longo de 15 meses, essa equipe multidisciplinar compartilhará tecnologias de produção, gestão empresarial, capacitação técnica e apoio no acesso a novos mercados para as empresas beneficiadas.
Caso seja diagnosticada pela equipe do programa Extensão Tecnológica Empresarial a necessidade de se investir mais dinheiro nas empresas beneficiadas para o desenvolvimento tecnológico das atividades, serão acionadas linhas de financiamento do Banco do Brasil, Agência de Fomento e Banco Regional de Desenvolvimento Sul (BRDE), que já são parceiros do programa. A equipe do Extensão Tecnológica Empresarial está apta a prestar os serviços de certificação exigidos para esses processos.

“É como se as universidades e faculdades adotassem uma ou várias micro e pequenas empresas. Em dias de crise financeira mundial, estamos investindo R$ 12 milhões em geração de emprego e renda. É a coisa certa a fazer. Nos primeiros sete meses deste ano, as micro e pequenas empresas do Paraná foram as maiores responsáveis pela geração de emprego formal. Elas responderam por 47,2% das 122.797 novas vagas de trabalho criadas no Estado”, explica Lygia Pupatto.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado