Empresa

Missões técnicas ampliam visão empresarial de comerciantes no Paraná
19-06-2008 12:24

Iniciativa, do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio, é uma oportunidade para melhorar a gestão e competitividade das empresas do setor; Primeira missão, para empresários da região centro-sul, será em São Paulo, de 29 de junho a 2 de julho

Empresários do comércio varejista paranaense terão uma oportunidade ímpar de conhecer modelos em gestão empresarial que podem ajudar no aumento da competitividade e da lucratividade de suas empresas. O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio organizam quatro missões técnicas para empresários de todas as regiões do Estado, três para São Paulo e uma para os Estados Unidos.

A primeira missão técnica, voltada para empresários da região Centro-Sul, será de 29 de junho a 2 de julho, em São Paulo, e os interessados podem se inscrever devem entrar em contato com o Sebrae/PR, pelo telefone 0800-570 0800. Outras duas missões técnicas, também para São Paulo, já têm datas definidas: de 27 a 30 de julho para empresários do Norte e Noroeste, e de 10 a 13 de agosto, para empresários do Oeste e Sudoeste. Está prevista ainda, para setembro, uma missão internacional, para conhecer experiências do comércio varejista em Miami.

Durante as missões, os empresários farão visitas técnicas e conhecerão práticas e tecnologias utilizadas por pequenas empresas até grandes redes do comércio varejista. Após as visitas, os comerciantes participam de workshops com o consultor e especialista em varejo, Eugênio Foganholo, para que as informações adquiridas sejam assimiladas e o conhecimento seja transformado em ações práticas, que promovam melhorias na gestão empresarial.

"Com as missões técnicas, os empresários do varejo verão na prática quais são as aplicações de ponta, com relação à tecnologia e gestão, utilizadas pelas empresas em São Paulo e também no exterior. Depois das visitas, os empresários irão para uma 'sala de aula' e um especialista em varejo ajudará a estabelecer uma conexão entre o conhecimento e a prática", explica Osmar Dalquano Junior, consultor e coordenador estadual do Varejo do Sebrae/PR.

Experiência de sucesso

Essas não são as primeiras missões técnicas para empresários do comércio varejista promovidas pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio. Em 2007, cerca de 20 empresários paranaenses também vivenciaram a experiência. Neusa Fátima Previatti, sócia-proprietária da Expressiva Modas, em Guarapuava, estava no grupo e lembra como a missão foi importante para ampliar seu conhecimento. "Sempre há algo a mais que você pode implantar na empresa e a missão técnica superou minhas expectativas. Foi como seu eu conhecesse uma São Paulo que eu não conhecia."

A empresária conta que o grupo foi recebido por empresários de grandes empresas com grande simplicidade. "O que a missão técnica me mostrou é que tudo é muito simples e como você coloca essas coisas simples na empresa. Eu fiquei encantada com o conhecimento de um presidente de uma rede que sabia tudo sobre a empresa, como toda a distribuição, o caixa, e isso foi um alerta muito grande, você precisa conhecer a sua empresa. Voltei maravilhada", relembra Neusa Previatti.

Rodrigo Morais da Silva, sócio-proprietário das Lojas Trevo; Trevolar; Lojas Primavera e Primavera Calçados, em Castro, destaca a troca de experiências. "Temos quatro pontos de vendas, com públicos diferentes, e com a missão técnica tive condições de abrir minha cabeça. Tivemos a oportunidade de conhecer grandes empresas e também empresas de pequeno porte, que fazem um trabalho muito próspero e idéias que você pode implantar em seu negócio."

"Muitas pessoas pensam que porque é São Paulo, não tem como trazer essas práticas para a nossa realidade. Na missão técnica também conheci outros empresários, estávamos em um grupo bastante eclético e um acabava dando dica para outro. Montamos uma rede e até hoje mantemos contato. Tem aquela história, o sol nasce pra todos, se você trabalhar com extrema dedicação o consumidor reconhece isso", reforça Morais da Silva.

Primeira missão

A primeira missão técnica em São Paulo, para empresários do Centro-Sul, sairá de Curitiba no dia 29, domingo. Nos dias 30 de junho a 2 de julho, segunda-feira a quarta-feira, acontecem as visitas técnicas e os workshops. Para informações sobre a missão técnica, os empresários da região devem entrar em contato com o Sebrae/PR, pelo telefone 0800-570 0800 ou pelos telefones (42) 3623-6720, em Guarapuava, e (42) 3225-1229, em Ponta Grossa.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado