Empresa

Mutirão da Cidadania Empresarial orienta informais no Paraná
28-05-2008 12:23

Nesta quarta-feira, informais de 18 municípios paranaenses podem buscar informações sobre procedimentos e as vantagens da formalização de pequenos negócios; Sebrae no Paraná é uma das entidades parceiras na realização do Mutirão

O Banco do Brasil reuniu a força e a representatividade de diversas entidades para mais uma realização do Mutirão da Cidadania Empresarial, que acontece nesta quarta-feira, dia 28, em 18 municípios paranaenses. A iniciativa, que conta com a parceria do Sebrae no Paraná, vai auxiliar empreendedores informais com informações sobre o passo a passo para a formalização, documentação necessária, linhas de crédito disponíveis, oportunidades de mercado, treinamentos, entre outras orientações.

Empreendedores informais em Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama vão receber orientações sobre procedimentos e as vantagens da formalização.

Entre essas vantagens estão os benefícios fiscais, garantidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que também assegura a participação preferencial de micro e pequenas empresas em compras públicas no valor de até R$ 80 mil reais. Com a formalização, os empresários ainda podem buscar crédito em instituições financeiras e de desenvolvimento a projetos, com taxas de juros e prazos adequados as pequenas empresas. Técnicos do Sebrae, Banco do Brasil e das entidades parceiras darão as orientações necessárias durante todo o dia do Mutirão.

"O Mutirão da Cidadania é um exemplo de iniciativa bem sucedida na busca pela formalização dos pequenos negócios no Brasil. Não poderíamos deixar de apoiar o Banco do Brasil, porque a formalização das micro e pequenas empresas é um trabalho constante do Sebrae no Paraná. Com a formalização ganham os empresários, ganham os trabalhadores e a ganha a sociedade. A formalização aquece a economia, gera mais renda e mais empregos com carteira assinada", avalia o diretor-técnico do Sebrae no Paraná, Julio Cezar Agostini.

Segundo o diretor de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, José Carlos Soares, a elevação da renda da população brasileira refletiu diretamente nos pequenos empreendimentos, representando oportunidade de expandir seu mercado e conquistar novos consumidores. "Sabemos que a classe C é formada por cerca de 86 milhões de brasileiros, que têm acesso a crédito e desejam consumir. Assim, realizar o Mutirão da Cidadania Empresarial, com a finalidade de prestar orientações adequadas aos empreendedores que se encontram na informalidade, significa proporcionar uma base maior de empresas legais que geram trabalho e renda", explica José Carlos Soares.

Os empreendedores informais também vão receber, gratuitamente, o Guia de Formalização. A cartilha traz informações sobre o caminho mais curto para o empreendedor formalizar o seu negócio. De uma forma didática são descritos todos os passos para o registro de uma empresa, desde pesquisa para verificar se o nome escolhido já não existe no mercado, até dicas sobre como fazer uso de crédito de maneira consciente.

Segundo o consultor da Unidade de Gestão Estratégica e coordenador de Atendimento Individual do Sebrae no Paraná, Emerson Cechin, o Mutirão da Cidadania dará a oportunidade aos empreendedores avaliarem todos os benefícios da formalização. "Muitos empresários pensam apenas na questão tributária, mas há muitas outras vantagens. As orientações dadas durante o Mutirão vão ajudar os empresários no processo decisório, com informações sobre a viabilidade da formalização", explica Cechin.

Além do Sebrae, o Banco do Brasil conta com a parceria da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Receita Federal; Sistema Fecomércio; Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR); Junta Comercial e prefeituras locais para a realização do Mutirão da Cidadania.

Os empreendedores interessados em participar do Mutirão da Cidadania Empresarial, podem buscar informações pelo telefone 4004-0001, na Capital, e nas demais regiões pelo 0800 729 0001. Em todo o Brasil, o Mutirão da Cidadania será realizado em m ais de 250 municípios. (Com assessoria de imprensa do Banco do Brasil)

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado