Empresa

Nova acumulação no Pré-sal comprova alta produtividade
09-09-2009 01:11

PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, comunica, que o teste de formação no poço 1-SPS-55 (1-BRSA-594), do bloco BM-S-9, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos, informalmente denominado de Guará, foi concluído, constatando uma altíssima produtividade dos reservatórios com óleo do pré-sal nesta área.

Com os dados obtidos até o momento pode-se estimar em Guará um volume de óleo recuperável na faixa de 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30o API.

Durante o teste foram constatadas vazões da ordem de 7.000 barris por dia limitada a capacidade dos equipamentos do teste. A estimativa de produção inicial deste poço esta sendo estimada em cerca de 50.000 barris de óleo por dia.

Com o resultado deste teste de formação, a área de Guará deverá ser priorizada para o recebimento do sistema de produção ora em processo de licitação para o pré-sal da Bacia de Santos.

O poço testado, 1-SPS-55 (1-BRSA-594) localiza-se em área de avaliação no bloco BM-S-9, em lâmina d’água de 2.141 metros, a cerca de 310 km da costa do Estado de São Paulo (figura abaixo) e 55 km a sudoeste do poço 1-RJS-628A (1-BRSA-369A), conhecido como Tupi.

O Consórcio, formado pela Petrobras (45% - Operadora), BG Group (30%) e Repsol (25%), dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas descobertas nesta área conforme o Plano de Avaliação aprovado pela ANP. A perfuração de um novo poço nesta Área de Avaliação está prevista para iniciar até o final deste ano.


Almir Guilherme Barbassa

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado