Empresa

Paraná registra 200 novas empresas por dia útil no primeiro quadrimestre
16-05-2008 19:49

No primeiro quadrimestre deste ano, foram criadas 17.377 empresas no Paraná, aproximadamente 200 por dia útil. “A política de apoio ao setor produtivo do Governo do Paraná está registrando resultados expressivos. Em sua maioria são micro e pequenas empresas, sendo que 60% estão localizadas no interior do Estado”, afirma Júlio Maito Filho, presidente da Junta Comercial do Paraná.

Júlio Maito destaca que o Paraná mantém o ritmo de recordes na criação de empresas. “Em 2007, foram registradas 47.716 novas empresas. Este resultado colocou o Paraná em terceiro lugar no país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais”.

De acordo com o presidente da Junta, os principais fatores do bom desempenho da atividade empresarial paranaense estão conjugados na política de apoio ao setor desenvolvida pelo Governo Roberto Requião. Ele cita a isenção de ICMS pela Secretaria da Fazenda, que beneficia cerca de 140 mil empresas, e isenções progressivas e também pela entrada em vigor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para Júlio Maito, a economia paranaense vive, há cinco anos, um bom momento, com crescimento sustentado. “Também é importante frisar que não existe emprego sem empresa. As pesquisas do Ministério do Trabalho sobre o número de empregos com carteira assinada demonstram ritmo crescente no Paraná. A análise desses dados mostram que, cada nova empresa criada, mesmo micro ou pequena, gera em média 2,5 empregos”.

REGISTRO – As medidas de simplificação do registro mercantil, eliminando burocracias e reduzindo prazos de trâmites legais estão facilitando o início da atividade empresarial. “A Junta Comercial do Paraná, com 40 agências regionais, nas principais cidades-pólo do Estado, está aprovando processos de registro em 48 horas em média”, explica o presidente da entidade. No primeiro quadrimestre deste ano, foram aprovadas 23.440 alterações contratuais. “A autenticação de livros mercantis somam 35.626 e em breve este processo terá um mecanismo virtual, facilitando o empresário, e em especial os profissionais de contabilidade”, anuncia.

Os projetos de remodelação da Junta Comercial vão contemplar inovações tecnológicas no sistema de informatização e digitalização, que possibilitarão convênios com órgãos públicos municipais, estaduais e federal para a simplificação, com maior velocidade, dos sistemas operacionais. Também será construído o novo edifício sede da Junta Comercial, no Centro Cívico, que atenderá as necessidades de expansão das atividades da instituição.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado