Empresa

Parceria entre governo e empresa preserva o meio ambiente
04-07-2009 17:14

Em visita a Tetra Pak, uma das maiores empresas instaladas em Ponta Grossa, na tarde desta sexta-feira (3), o vice-governador Orlando Pessuti conheceu de perto as linhas de produção de embalagens assépticas - tipo longa-vida. Na ocasião os diretores executivo e ambiental da multinacional de origem sueca apresentaram alguns dos resultados dos primeiros dois anos da execução da parceria com o Governo, “Paraná e Tetra Pak em Ação - Longa Vida para o Meio Ambiente”. O projeto, que conta ainda com o apoio do Ministério Público do Paraná, obteve nos seis primeiros meses do ano um aumento de 12% no volume de material recolhido e reciclado no Paraná.

“É um programa que deu certo, precisa seguir adiante e ainda ser ampliado”, afirmou Pessuti. “É um trabalho que fazemos em favor do meio ambiente. O processo de recolhimento e reciclagem das embalagens utilizadas, passando ainda pelo reaproveitamento das matérias primas é algo fantástico que causa muita satisfação pela parceria com o Governo do Estado”, disse, lembrando que a empresa mantém cinco fábricas de produtos como telhas e mantas feitas a partir do plástico, papel e alumínio que retorna da coleta seletiva. “A casa que tenho na cidade de Jardim Alegre tem telhas feitas a partir da reciclagem de produtos Tetra Pak”, contou Pessuti.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, Fernando Von Zuben, o programa está em 22 municípios do estado. “O que se produz com reciclagem de embalagens assépticas corresponde a 55% do rendimento de uma cooperativa hoje”, disse. A Tetra Pak está entre os 10 maiores contribuintes de ICMS do Estado. É um orgulho para nós manter um programa em parceria com resultados tão expressivos”, afirmou.

O chefe do escritório regional da Secretaria do Meio Ambiente de Ponta Grossa, Eraldo Vitorassi Simionato classifica a educação ambiental promovida pelo programa como seu principal resultado em dois anos. “Sem a educação, por mais que se trabalhe com orientação de meio ambiente, não é possível chegar a lugar algum”, destacou. “Esta parceria, desde o início do Governo Requião, vem sendo difundido, se não especificamente aqui, mas em programas de preservação das matas ciliares e de confecção de aquecedores solares com materiais recicláveis”, falou, lembrando ainda todos os simpósios e encontros promovidos para a discussão de ações ambientais com as empresas e comunidades.

O prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau, elogiou as parcerias do Governo do Estado com as grandes empresas, exemplificando os resultados. “Estas ações melhoram o faturamento do município, garantindo trabalho, remuneração e inserção das pessoas na cadeia produtiva. As grandes empresas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, o que traz muitos frutos para as cidades”, finalizou.

Masisa – Após a visita Tetra Pak o vice-governador conheceu as instalações e a linha de produção da fábrica de conglomerados e laminados de madeira, Masisa. Instalada em Ponta Grossa, a empresa chilena mantém entre suas exigências de controle de qualidade ambiental o uso de material com origem 100% certificada. Sérgio Possato, gerente de operações da Masisa em Ponta Grossa, explica que todo o processo é realizado para garantir o mínimo impacto ao meio ambiente. “Todas as nossas unidades contam com esta filosofia de operação sustentável, sob o marco de ecoeficiência. A água utilizada na fábrica de Ponta Grossa é aproveitada da chuva e os resíduos são reutilizados para compostagem na agricultura”, conta.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado