Empresa

Programa torna comércio de autopeças mais competitivo em Cascavel
01-04-2008 19:01

Sebrae no Paraná e o Sistema Fecomércio, com apoio de parceiros, lançam nesta quinta-feira, o VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade; Empresas do ramo de autopeças vão participar da modalidade setorial do Projeto

O Sebrae no Paraná e o Sistema Fecomércio lançam em Cascavel nesta quinta-feira, dia 3, o VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade, edição 2008. O Projeto, que tem por objetivo melhorar a competitividade do comércio varejista paranaense, está na sua terceira edição. Neste ano, uma nova modalidade foi criada para levar soluções a empresas que atuam em um mesmo segmento: o VarejoMAIS Setorial, que, em Cascavel, vai atender empresas do setor de autopeças. A estimativa é que 20 empresas participem do Projeto, uma parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos de Cascavel (Sincopeças - Oeste) e Senac.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná e do Sistema Fecomércio, Darci Piana, o VarejoMAIS ajuda os comerciantes a melhorar a gestão e a aumentar a competitividade das lojas . Piana destaca que o comércio é o setor que mais emprega e quanto mais preparadas estiverem as empresas do comércio, melhor será o desempenho na geração de renda e postos de trabalho. "Alguns empresários que fizeram o VarejoMAIS, no ano passado, estão procurando novamente, porque viram a efetividade e o sucesso. Aqueles que não participaram estão na fila querendo participar porque viram os resultados", diz Piana.

Para melhorar a gestão e aumentar a competitividade das lojas, o VarejoMAIS apresenta quatro etapas principais: o diagnóstico organizacional do empreendimento, que avalia o atendimento com a realização do cliente oculto; a avaliação da estrutura física da loja; a capacitação da gestão empresarial e ainda consultorias especializadas. Os empresários aprendem, por exemplo, como melhorar e ampliar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de trabalho, fidelizar clientes, aumentar o volume de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes.

O consultor do Sebrae na Regional Oeste, em Cascavel, Cecílio Max Batista, explica que a modalidade VarejoMAIS Setorial foi estruturada porque há uma grande densidade de pequenas empresas que atuam no segmento de autopeças no município. "Queremos melhorar o desempenho dessas empresas. A partir de um diagnóstico realizado será possível traçar um plano estratégico para aumentar a competitividade dessas empresas", diz o consultor do Sebrae.

Segundo o presidente do Sincopeças Oeste, Sandro Sabadin, a frota de veículos de Cascavel está estimada em 120 mil unidades, e esse universo envolve o trabalho de muitas empresas, que precisam estar preparadas para atender bem o cliente. "O Projeto VarejoMAIS será importante para proporcionar melhorias, não só na questão de vendas, mas também na gestão e principalmente no bom atendimento ao cliente." Para Sabadin, a parceria entre o Sebrae, o Sistema Fecomércio e o Sincopeças é importante pela troca de informações, que serão levadas ao empresariado do setor de autopeças.

Resultados

O VarejoMAIS capacitou, com o apoio de parceiros locais, 9 mil pessoas, nas mais de 40 cidades do Paraná nas quais foi estruturado em 2007. Um total de 1.500 empresas em todo o Estado. Foram consultorias em lojas de confecções, calçados, suprimentos de informática, presentes, móveis, perfumes, cosméticos, farmácias, papelarias, joalherias, óticas e revistarias. As empresas que participaram do Programa em 2007 registraram um aumento médio entre 15% e 18% no faturamento.

O marco para o encerramento dos trabalhos realizados ao longo do ano continuará sendo a entrega da premiação "O Melhor do VarejoMAIS". O Prêmio, dividido em duas categorias, Loja Referência e Loja Revelação, reconhece as empresas que obtiveram melhor desempenho durante os meses em que participaram do Programa. É uma forma de homenagear as lojas que se destacaram e aplicaram os conceitos repassados e de estimular outras empresas a buscarem novos patamares de desenvolvimento.

Expansão do Programa

Em 2008, o Sebrae e a Fecomércio estão lançando em todo o Estado novas modalidades de atuação para o VarejoMAIS. Além da forma tradicional e do VarejoMAIS Setorial, haverá o VarejoMAIS 2ª fase, que visa atender uma demanda de e mpresários que já participaram em anos anteriores, mas que continuam buscando melhorias em suas empresas. Outra novidade é o VarejoMAIS em Ação, no qual a atuação do Sebrae e parceiros será um pouco diferenciada. Aqui o foco de trabalho é direcionado aos pequenos municípios e ao desenvolvimento do varejo e economia local. Uma das estratégias é fazer com que a cidade tenha atratividade em seu comércio para que a população invista e faça compras no próprio local.

Lançamento

A apresentação do VarejoMAIS para empresários do comércio de autopeças em Cascavel acontece nesta quinta-feira, dia 3, às 19 horas, no auditório do Senac, na Rua Recife, 2.283, com a palestra "O Desafio de ser mais competitivo no Varejo", ministrada por Claudinei Alves. As vagas são limitadas.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado