Empresa

Seminário para Micros e Pequenas Empresas enfoca inovações e normas de mercado
02-07-2008 17:08

Micros e pequenos empresários das regiões de Cascavel terão a oportunidade de participar do seminário Inovação: um caminho para o mercado, que acontecerá, respectivamente, nos dias 9 e 10 de julho. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação da atuação do Grupo de Trabalho para Arranjos Produtivos Locais com o objetivo de mobilizar segmentos empresariais e as principais instituições de apoio à inovação tecnológica.

O seminário é aberto a todos os interessados e é resultado de uma parceria do Governo Federal com a Rede Paranaense de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Atualmente existem no Paraná 22 APLs, o que corresponde a 2.700 estabelecimentos, responsáveis por 35% dos empregos formais no estado.

Um dos destaques do encontro será a palestra sobre conformidade dos produtos feita pela técnica da Diretoria de Qualidade do Inmetro, Márcia Andréia da Silva Almeida. Ela exporá as novas exigências para o setor de confecção e abordará também as barreiras técnicas que impedem micros e pequenos empresários de entrarem no mercado externo.

“O seminário será a oportunidade para atualizar informações pertinentes a cada um dos setores. A exigência de mercado é cada vez maior e, por isso, precisamos estar dentro das conformidades exigidas”, disse o economista e técnico em projetos da Secretaria de Estado do Planejamento, Noé Vieira dos Santos.

Participarão também dos encontros a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lígia Pupatto; o assessor da presidência do Inmetro, Aldo Cordeiro Dutra; e o coordenador geral de Articulação Internacional, José Joaquim Vinge.
A agenda do seminário será a mesma para as duas cidades e terá dois focos principais: a inovação e a reunião plenária trimestral que terá como tema a qualificação profissional. O tema merecerá destaque porque a demanda está superior que a oferta e, mesmo com os esforços dos governos federal e estadual, e instituições que participam da Rede de Apoio, não há qualificação de mão-de-obra suficiente.

O seminário é uma realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, coordenador do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais em pareceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação geral, coordenadora da Rede Paranaense de Apoio aos APLs.

Informações e inscrições podem ser obtidas www.redeapl.pr.gov.br ou pelo telefone 41 3313.6805.


AEN
Foto-Roberto Corradini-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado