Empresa

Site oferece orientação técnica gratuita para empresas
31-03-2011 20:33

Muitos empresários desconhecem, mas soluções técnicas para as mais diversas questões sobre a implantação ou o desenvolvimento de negócios no Brasil estão disponíveis gratuitamente na internet. O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT (www.respostatecnica.org.br) é mantido por uma rede de 12 instituições de renome nacional, entre as quais o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Quando uma questão não encontra resposta pronta, uma das instituições é designada para fazer o atendimento.

O objetivo é fornecer informações que possam melhorar a qualidade de produtos ou processos produtivos. As instituições responsáveis pelo SBRT são referência em diversas áreas do conhecimento. O site tem um amplo banco de informações formado por respostas e dossiês técnicos relacionados a diversos segmentos do agronegócio, da indústria e de serviços.

A rede é subsidiada pelo governo gederal, via Ministério da Ciência e Tecnologia – portanto, sem custos para o empresário. Entre as instituições que integram a rede estão, além do Tecpar, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade de Brasília (UnB), entre outras.

ACESSO – O empresário que não encontra resposta para sua dúvida pode se cadastrar no site e receberá orientação de uma das instituições parceiras. O processo de consulta é bastante simples, e a explicação detalhada do procedimento encontra-se no site.

Apesar da facilidade de acesso e do vasto conteúdo, diz a gerente da Divisão de Extensão Tecnológica do Tecpar, Ana Cristina Francisco, a frequência de consultas ainda é baixa. “É uma ferramenta extraordinária de apoio e desenvolvimento empresarial ainda pouco usada no Brasil. Estamos intensificando a divulgação deste serviço para que os empresários disponham do conhecimento das instituições parceiras como apoio para investir na inovação”, afirma.

EXEMPLOS – As dúvidas mais diversas encontram solução no SBRT. Uma das respostas apresentadas pelo Tecpar, por exemplo, atendeu a um pedido sobre técnicas de pintura e personalização de móveis de madeira. A resposta compreende desde os efeitos de diferentes materiais (como esmalte, verniz envelhecedor e douração com cera) e técnicas (decapê, a pátina, o alvejado e ebanizado) até explicações sobre tópicos como limpeza, necessidade de teste antes de aplicar qualquer técnica e tipo de material mais recomendado.

Outra questão respondida foi sobre instalações em indústrias de alimentos. A resposta detalha todos os procedimentos que devem ser adotados por empresas do segmento para se adequarem à legislação sanitária federal, às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aos procedimentos operacionais padronizados (POP).

O conteúdo completo das respostas está disponível no site do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado