Empresa

Temporal leva Copel a mobilizar equipes de emergência e de manutenção de redes
15-04-2008 12:02

O temporal que castigou a região Centro-Sul do Paraná durante a noite de domingo (13) provocou grandes estragos na rede elétrica. A Copel registrou muitas ocorrências de desligamentos causados pela queda de árvores, que romperam condutores e derrubaram postes. As equipes de emergência e manutenção de redes da Copel trabalharam ininterruptamente para restabelecer o funcionamento de todo sistema elétrico. Na tarde desta segunda-feira (14), cerca de 40 ocorrências foram atendidas.

Os municípios mais prejudicados foram Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Tibagi, totalizando cerca de 70 mil consumidores que tiveram interrupções nos serviços de energia por diferentes períodos. Em Curitiba e Região Metropolitana, além de desligamentos localizados e sem danos significativos à rede elétrica, o mau tempo do final de semana manteve as equipes da Copel mobilizadas.

Na manhã desta segunda-feira (14), das quase 100 ocorrências que estavam sendo solucionadas ou aguardando atendimento pelos técnicos da concessionária, metade estava concentrada na região ao Norte da Capital, principalmente na cidade de Piraquara. Ainda no decorrer do período da tarde, a Copel já havia completado todos os atendimentos.

Em Ponta Grossa, o temporal começou por volta das 22h30 de domingo, com fortes chuvas, rajadas de vento e trovões. Aproximadamente 20 mil consumidores foram afetados por interrupções no fornecimento de energia, principalmente em função de cabos rompidos e queda de árvores sobre a rede elétrica. As regiões mais prejudicadas foram Jardim Carvalho, Vila Liane, parte da Nova Rússia, Vila Oficinas e áreas rurais, com desligamentos que variaram de uma a quatro horas de duração.

Por volta das 4hs, o temporal chegou às regiões de Telêmaco Borba, Tibagi, Ortigueira, Imbaú, Reserva e Ventania, provocando interrupções no fornecimento a aproximadamente 50 mil unidades consumidoras. Os estragos foram maiores em Telêmaco Borba – que ficou 2 horas no escuro – e Tibagi, que passou toda a segunda-feira (14) sem energia elétrica.

O temporal provocou a quebra de quatro postes na linha que parte da subestação de Telêmaco Borba para alimentar a cidade de Tibagi, interrompendo integralmente o fornecimento de energia a todas as suas 4 mil unidades consumidoras. Em razão das dificuldades de acesso a caminhões e equipamentos pesados ao local onde se encontravam as estruturas danificadas, a expectativa da Copel era de concluir a reconstrução da linha apenas durante a noite. Uma fonte de suprimento alternativa que poderia permitir a religação em caráter provisório da subestação de Tibagi também foi seriamente avariada pela tempestade, inviabilizando sua energização.

Os estragos decorrentes de temporais também foram grandes na rede elétrica da Copel em Maringá: as equipes de manutenção e atendimento a emergências da empresa trabalharam durante todo o final de semana para recuperar os danos provocados pelas chuvas e ventos fortes que atingiram a cidade e região próxima na tarde de sábado (12). Muitos galhos e até árvores inteiras caíram sobre a rede de energia elétrica, quebrando seis postes e ocasionando o rompimento de cabos condutores em dezenas de pontos. A área mais atingida foi a zona norte da cidade. Ainda na madrugada de sábado (12) para domingo (13), o fornecimento de energia foi restabelecido para a maior parte dos domicílios atingidos. Casos isolados e em áreas rurais de difícil acesso continuaram sendo atendidos durante o domingo, até a plena normalização que se deu no final da tarde.

No restante do Estado, os efeitos do temporal foram bem menos graves e as ocorrências, de solução mais rápida. No Oeste, houve desligamentos parciais durante o sábado, notadamente nas zonas rurais de Medianeira e São Miguel do Iguaçu. No Sudoeste, as interrupções ficaram concentradas na região de Francisco Beltrão.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado