Entretenimento

Atividades da Semana Mundial da Alimentação seguem até sexta-feira
15-10-2015 16:39

Estão programadas para esta quinta-feira (15) mais cinco atividades que integram Semana Mundial da Alimentação. As ações são promovidas e organizadas pela Ceasa Paraná – empresa vinculada ao sistema da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – e pelo movimento Slow Food Pró-Vida de Curitiba, em parceria com outras instituições.

Entre os destaques das atividades está a participação da nutricionista e chefe de cozinha Regina Tchelly. Fundadora e coordenadora do Favela Orgânica, programa desenvolvido há 14 anos no Rio de Janeiro, ela é considerada embaixadora da sustentabilidade e do ciclo do alimento junto às comunidades. Por isso, é convidada a falar sobre suas experiências e ações em vários eventos de gastronomia no mundo.

“Na manhã desta quinta-feira estaremos em Borda do Campo, em Quatro Barras, participando também de uma palestra motivacional para as merendeiras escolares e nutricionistas que atuam nessa comunidade”, diz o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, João Luiz Simões Cordeiro. “Estamos ampliando essa discussão e mostrando que é possível termos uma alimentação saudável, e com qualidade, aproveitando ao máximo a preparação de alimentos in natura, como os hortigranjeiros”, explica.

Na Cozinha Industrial da Ceasa de Curitiba, alunos dos cursos de Gastronomia das faculdades Estácio e Opet, além de merendeiras e cozinheiras que atuam junto às entidades cadastradas ao Banco de Alimentos da empresa, têm lições práticas de seleção e preparo de pratos que vão desde o aproveitamos de talos e cascas de frutas e verduras.

“Nossa intenção é combater e evitar o desperdício de alimentos. E a experiência da Regina Tchelly nos motivar a fazer isso”, afirma Simões Cordeiro.

PROGRAMAÇÃO – Das 8h às 13h, na Cozinha Industrial da Ceasa Curitiba, haverá atividades sobre práticas de fermentação natural e de conservas com os chefes de cozinha Igor Bispo Miixologista e André Fontana.

A partir das 16h, no Campus da PUCPR, no Prado Velho, em Curitiba, acontece o debate sobre a Sustentabilidade Cultural e Ambiental – O potencial produtivo da Biodiversidade, com o professor Felipe Amaral, da Faculdade Monteiro Lobato. Está programada ainda a apresentação sobre produtos orgânicos com Amanda Marfil, profissional em gastronomia e empreendedora familiar. Ainda no período da tarde, os alunos participam de práticas fotográficas de alimentos com os fotógrafos Verônica Rodriguez e Bruno Kirilos.

A programação da Semana Mundial da Alimentação encerra na sexta-feira (16), quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Além das atividades na Ceasa Curitiba, as outras quatro unidades da empresa, em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, terão ações voltadas ao evento.

Também participam da organização da Semana Mundial da Alimentação, o Sindicato dos Permissionários da Ceasa (Sindaruc); Associação dos Produtores da Ceasa de Curitiba (Aprotiba); as Faculdades Opet, Estácio e PUC Paraná; Sebrae; TecPuc-PR; Sanepar; TV e Rádio E-Paraná e Instituto Estre – Cavo.

Confira a programação completa no endereço eletrônico www.ceasa.pr.gov.br. Mais informações com João Luiz Simões Cordeiro, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná (41 9619-8004), e com João Alceu dos Santos, coordenador do Slow Food Pró-Vita de Curitiba (41 8819-7710).

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado