Entretenimento

Carnaval terá boa qualidade da água nas praias e interior
05-03-2011 14:44

A qualidade da água estará boa na maioria dos locais monitorados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os resultados do 12º boletim de balneabilidade foram divulgados nesta sexta-feira (04) e apresentam 42 pontos próprios para banho no Litoral, 16 locais próprios nas praias artificiais da Costa Oeste e um ponto próprio na região Norte.

Em toda a extensão do litoral são monitorados semanalmente 49 pontos, sendo 13 locais em Guaratuba – destes, 11 pontos estão próprios para banho; 16 locais em Matinhos, onde 14 pontos estão apropriados para banho de mar; 9 pontos monitorados em Pontal do Paraná – todos eles próprios para banho; seis pontos na Ilha do Mel, onde 5 estão próprios e quatro rios em Morretes, com três pontos próprios para banho.

Em relação ao último boletim, as análises dessa semana registraram apenas uma alteração na Praia Mansa de Caiobá, rua Céu Azul, que estava próprio com restrições (bandeira amarela) e passou para próprio para banho – bandeira Azul.

Dos 42 locais que o IAP indica para banho de mar no Litoral, 14 devem ser evitados 24 horas após chuvas intensas e outros 28 estão totalmente liberados para o banho de mar. Apenas sete locais estão sinalizados com bandeiras vermelhas devido aos altos índices de coliformes fecais encontrados na água.

ORIENTAÇÃO – O presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, diz que as pessoas devem respeitar a sinalização instalada na orla sobre a qualidade da água.

“É fundamental para a saúde das famílias evitar o banho de mar em locais sinalizados como impróprios”, afirmou. Ele lembrou ainda que, durante o período do carnaval, equipes do IAP estarão em barracas fixas nas praias de Guaratuba – Praia Central até Morro do Cristo -, Matinhos (rotatória) e Pontal do Paraná (no balneário de Ipanema) esclarecendo dúvidas e distribuindo materiais aos banhistas. Também serão abordados veículos que transitam pela orla, esclarecendo quanto à sinalização dos pontos próprios e impróprios para banho.

Outra importante ação será realizada em parceria com a Sanepar para alertar os veranistas sobre o lançamento irregular da rede de esgoto em rios, córregos e canais comprometendo à qualidade de suas águas. “A população deve aproveitar as festas de carnaval com responsabilidade e respeitando o meio ambiente, que é de todos”, sugeriu Tarcisio.

COSTA OESTE - Na Costa Oeste os 16 pontos monitorados estão próprios para banho. Na região Norte, o único ponto monitorado, na represa do Capivara do rio Paranapanema, está próprio para banho.

Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O boletim divulgado nesta sexta-feira (04) avaliou o resultado de cinco coletas semanais consecutivas – iniciada no dia 15 de novembro - exigidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para que se defina o índice de balneabilidade.


Confira o boletim de balneabilidade
http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/File/0403litoral.pdf


Secretaria de Estado da Comunicação Social - SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado