Entretenimento

Maioria dos parques estaduais vai abrir durante o feriadão
22-06-2011 20:28

Vinte e cinco dos 29 parques estaduais mantidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estarão abertos a visitantes neste feriadão de Corpus Christi (de 23 a 26). Unidades de Conservação que permitem o contato da população com a natureza de cada região, os parques são uma boa opção de lazer ao ar livre, com infraestrutura adequada para receber os visitantes.

LITORAL – Para quem for ao Litoral um dos atrativos é o Parque Estadual Pico do Marumbi, reconhecido pela Unesco desde 1999 como parte integrante do Sítio do Patrimônio Mundial da Natureza e que protege ecossistemas da Floresta Atlântica. No parque localiza-se o conjunto Marumbi, composto por nove picos. Quatro deles – os morros Olimpo, Abrolhos, Ponto do Tigre e Gigante – são abertos à visitação pública. O parque fica no município de Morretes e fica aberto de quarta a segunda-feira e nos feriados, das 8h30 às 18 horas. Os telefones são (41) 3462-3598 e 3462-2954.

Também nessa região está o Parque Florestal Rio das Onças, localizado no município de Matinhos e aberto à visitação de terça-feira a domingo e nos feriados das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O telefone é o (41) 3453-2472.

Uma das maiores atrações do litoral é o Caminho do Itupava, que foi atingido por deslizamentos de terra em março desse ano, conseqüência das fortes chuvas que atingiram toda a região. Por apresentar riscos à segurança dos turistas e estar em revitalização o parque permanece fechado para visitação.

INTERIOR – Na região dos Campos Gerais, uma das opções de lazer é o Parque Estadual de Vila Velha, o mais antigo parque do Estado e um dos mais visitados pelos turistas. Os arenitos são as principais atrações da unidade, que possui toda estrutura necessária para atendimento ao visitante, sem causar impactos negativos sobre um importante patrimônio geológico do Paraná.

No parque também é uma atração a Lagoa Dourada. A sua cristalinidade e os inúmeros cardumes de peixes fazem com que esse seja mais um atrativo da área. As Furnas também se destacam pela peculiaridade de sua formação e são locais propícios para o desenvolvimento de atividades integradas à natureza. O parque está localizado no município de Ponta Grossa, fica aberto à visitação de quarta à segunda-feira, e nos feriados das 8h30 às 15h30. O telefone é (42)3228-1539.

Além das Unidades de Conservação, o Paraná conta com Áreas de Proteção Ambiental (APA), Estações Ecológicas, Refúgios da Vida Silvestre e Reservas Biológicas e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Os Parques Estaduais do Monge, do Cerrado e as duas bases do Caminho do Itupava estão fechados para visitação porque estão em obras de revitalização. Os outros locais estarão abertos de acordo com o funcionamento normal.



Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado